BuzzerBeater Forums

BB Portugal > A comunidade BB e as selecções

A comunidade BB e as selecções

Set priority
Show messages by
This Post:
00
124542.1
Date: 12/22/2009 10:15:23 AM
Overall Posts Rated:
407407
Serve o presente tópico para lançar uma discussão saudável sobre alguns aspectos relacionados com a comunidade BB em Portugal e, mais particularmente, com as selecções nacionais.

Foi lançada há uns dias uma proposta para uma nova organização no que diz respeito às selecções nacionais. Basicamente, e sem maçar com grandes pormenores, a ideia seria a criação de uma espécie de comissão técnica que englobaria as selecções AA e U21, ABERTA A TODOS os interessados e disponíveis para tal.

O objectivo seria unir esforços para num prazo aceitável fazer crescer a envolvência de um maior número de pessoas no que às selecções diz respeito e, por acréscimo, tornar os treinadores mais conhecedores e interessados pelo jogo, com proveito evidente para as suas próprias equipas.
No fundo, pretende-se, com um passo de cada vez, fazer das nossas selecções das mais temidas do BB e, ao mesmo tempo, ajudar da melhor forma possível ao crescimento da qualidade das equipas e dos treinadores em Portugal, mantendo sempre um entusiasmo saudável que este jogo tão justamente merece.

Desafio o Martinêz a colocar aqui a sua ideia inicial e todos os outros a contribuirem com ideias, críticas e sugestões para se atingirem os objectivos referidos acima.

Perguntar
This Post:
00
124542.2 in reply to 124542.1
Date: 12/22/2009 12:41:30 PM
Overall Posts Rated:
00
eu acho muito boa ideia, e posso já dizer que eu alinho :D

This Post:
00
124542.3 in reply to 124542.2
Date: 12/22/2009 2:34:59 PM
Overall Posts Rated:
344344
Vou tentar fazer isso mais logo. A primeira ideia passa por uma discussão sobre a forma de nos organizarmos, só depois virão os pormenores.

Claramente pretende-se uma discussão o mais abrangente possível onde cada um saía do seu canto e dê uma opinião para que a ideia e o projecto sejam de todos. Se assim não for também não interessa para nada e continuamos cada um no seu canto, divertidos como sempre, enquanto vemos comunidades com um terço do tamanho da nossa a ter melhores equipas, melhores jogadores e melhores treinadores. A minha ideia surgiu daí, não é mais do que isso. A concretização terá de ser colectiva.

Até mais logo, agora vou ali levar os rapazos a lançar uns queijos.

This Post:
00
124542.4 in reply to 124542.3
Date: 12/22/2009 3:20:52 PM
Overall Posts Rated:
22
Se bem me lembro a ideia era de alargar os scouts para aliviar a carga de trabalho dos actuais, e também para haver diferentes formas de treino. A minha ideia era fazer uma espécie de hierarquia, em que quem estava no topo eram os seleccionadores, seguidos dos scouts. Depois poderia-se criar um grupo de scouts por x ligas, e cada um deles reportava aos seus superiores. E assim o trabalho dos scouts seria só recolher os dados e ajudar nos casos mais complicados.

This Post:
00
124542.5 in reply to 124542.4
Date: 12/22/2009 8:20:03 PM
Overall Posts Rated:
344344
Não Vasco, tu pegaste num exemplo. A ideia é bem mais abrangente.Vou ver se coloco alguma coisa com pés e cabeça daqui a pouco. Vamos ver se o Tico e o Teco ainda conseguem teclar. Tic Tec Tic Tec Tic Tec Tic Tec

This Post:
00
124542.6 in reply to 124542.5
Date: 12/22/2009 8:35:28 PM
Overall Posts Rated:
344344
Em primeiro lugar que fique bem claro que esta é a minha ideia e o seu objectivo é apenas despoletar outras ideias, eventualmente melhores e que gerem consenso no maior n.º de utilizadores possível.

A minha ideia passa pela criação de uma comissão com 4/5 membros (+/- conforme o que se ache melhor), eleita pelo povo que tenha o objectivo de dinamizar e melhorar o nível geral dos jogadores e das equipas portuguesas. O seu objectivo vai muito além da questão “Selecções Nacionais”, quer-me parecer que a conversa foi puxada para este campo mas, na minha opinião, é apenas uma parte da questão (ainda que bastante importante).

Pegando na questão selecção, parece-me óbvio que os seleccionadores em vigência devam sempre pertencer a essa mesma comissão, assim como um GM. No meu caso, eu faria parte da dita porque sou o actual seleccionador Sub-21 mas no final da época quando acabar o meu mandato, cederia a vaga ao meu sucessor. A excepção seria obviamente se eu fosse membro da respectiva comissão na condição de eleito. É só um exemplo.

A partir do momento em que esta mesma comissão entre em funções, cada um dos seus membros, quais ministros, passariam a ter um ou mais pelouros para dinamizar/organizar. Eu deixaria esta questão para uma 2ª fase mas, desde já, posso lançar algumas das ideias que me ocorreram:

* A mais óbvia e aquela que exemplifiquei anteriormente seria a área do treino:

Os membros da comissão deveriam definir o perfil dos jogadores por posição, definir equipas de scouting (para onde seriam chamados outros utilizadores interessados que não seriam membros directos da comissão) e tratar do acompanhamento desses craques. Ou seja, o scouting e o treino seriam um projecto nacional e não da equipa do seleccionador XPTO. Naturalmente este mantém a total responsabilidade na escolha dos convocados e tácticas, assim como deveria sempre rodear-se de treinadores adjuntos para o ajudar. Simplesmente, na minha forma de ver as coisas, seria mais proveitoso que o plano de treino e os scouts sejam externos aos seleccionadores que vão entrando e saindo dos respectivos cargos. Se os jogadores devem ser mais assados ou cozidos, isto já é uma questão para uma fase muito posterior.

Nesta área poderia também existir uma ramificação para algo em que temos estado a falhar e é urgente melhorar. Poderia perfeitamente existir um grupo de users que tenham como o objectivo efectuar o levantamento de jovens talentos que não estão a ser treinados, equipas que passarão a Bots e onde existem jogadores interessantes, contactos com managers que procuram jovens tugas para treinar, etc, etc. Com uma BD de 500 gajos, mais o acompanhamento do treino e sem esquecer que isto não é a nossa vida real, ficou para mim claro que esta tarefa deveria estar um pouco à parte do trabalho dos scouts.

*Outra área de interesse seria a questão do sistema de tutores,
onde o responsável deveria recrutar utilizadores com vontade de ajudar os mais novos, para além de responder na hora às solicitações dos novos utilizadores. Exemplo: em vez de um novo utilizador ficar à espera que exista um tutor disponível, haveria sempre alguém que no fórum geral ia respondendo às dúvidas mais prementes, evitando assim a desmotivação e o abandono precoce de mais uma equipa, para além de contribuir com um tópico que estaria sempre online para consulta.

*Outra área: Comunicação.
Um ou mais membros seriam responsáveis por tudo o que diz respeito à comunicação nos fóruns, nomeadamente o Jornal do BB Tuga, criação de tutoriais em tópicos fixos (que falta fazem!), passatempos como o professor Chibanga, prémios, etc. etc. Tal como nos casos anteriores, o senhor Ministro do Lazer poderia e deveria fazer-se rodear de uma mini-equipa de apoio formada por outros users interessados.

Com certeza existem outras áreas, mas fica as ideias das quais me lembro neste momento.


This Post:
00
124542.7 in reply to 124542.6
Date: 12/22/2009 8:35:53 PM
Overall Posts Rated:
344344
Finalmente:

Relembro, a casa constrói-se pelos alicerces por isso antes de discutir os exemplos, seria mais importante como se poderia definir a comissão e os respectivos membros.

Ou até mesmo se faz sentido esta existir. Eu sinto que estamos agora melhores que há 3 épocas atrás, mas também sinto que para chegar mais longe e colocar os users do BB Tuga no topo, precisamos de dar mais um passo. Se a ideia não gerar interesse, então tudo bem, continuamos cada um no seu quintal a assobiar para o ar e a coçar o próprio umbigo.

This Post:
00
124542.8 in reply to 124542.7
Date: 12/22/2009 8:56:13 PM
Overall Posts Rated:
22
No meu post eu estava so a dar uma ideia, não a fazer o resumo do que se discutiu. Quanto ao que tu disseste, concordo inteiramente na parte de que este grupo deverá servir para mais do que scouting. É muito importante ensinar os users a jogar, antes de os ensinar a treinar. Quanto à forma de escolher os membros, primeiro acho que temos que definir os cargos antes, que é para as pessoas saberem em que é que se estão a meter. Depois, penso que se podia criar um tópico em que cada um se disponibilizava para ajudar, e depois era feita uma votação para eleger o melhor

This Post:
00
124542.9 in reply to 124542.6
Date: 12/23/2009 6:48:25 AM
Overall Posts Rated:
407407
Óptimo! Assim está muito mais claro.

- Seleccionador AA
- Seleccionador U21

- Ministro do Scouting e Treino
- Ministro da Ajuda Interna
- Ministro da Comunicação

e seus respectivos Secretários de estado, designados pelo ministro numa fase posterior.

A estrutura (ou comissão técnica ou comité ou camandro) parece-me bem, embora o homem do scouting e treino seja um super-ministro.

Perguntar
This Post:
00
124542.11 in reply to 124542.10
Date: 12/23/2009 11:01:52 AM
Overall Posts Rated:
7777
Hurray I'm helping xD