BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Os ficheiros de BB-Charles

Os ficheiros de BB-Charles

Set priority
Show messages by
This Post:
00
129198.1
Date: 1/25/2010 1:06:43 PM
Overall Posts Rated:
407407
O BB-Charles é o homem que está por trás do motor de jogo do BB (entre outras coisas, suponho eu). Como tal, sempre que ele posta nos foruns capta a atenção de muito boa gente, embora haja alguns mais distraidos e outros tantos teimosos.
Para mim, que sou um fã da complexidade do motor de jogo, que penso ser um dos grandes trunfos deste jogo, é sempre uma festa quando encontro um dos testamentos do homem. Há ali mais informação que em 258 tópicos do resto do forum global.
Vou tentar colocar por aqui a tradução de alguns desses testamentos, a pouco e pouco, começando por um tópico onde se discute a diferença entre a suposta actual superioridade das táctica exteriores às interiores.



Perguntar
This Post:
00
129198.2 in reply to 129198.1
Date: 1/25/2010 1:10:14 PM
Overall Posts Rated:
407407
Capítulo 1:

Como na vida real, um monstro dominador nas tabelas pode ser um importante componente numa equipa ganhadora, mas precisa de ajuda para dominar. Se puseres no campo uma equipa de atiradores interiores que são óptimos com a bola debaixo do cesto, mas que não conseguem criar o seu próprio lançamento, então vais ter dificuldades em usá-los adequadamente no ataque, a não ser que consigas fazer uma de estas duas coisas:

1) Prevenir situações de 2x1 abrindo o jogo (isto é, ser capaz de sair destas situações, descobrindo homens libertos para lançamento)
2) Criar oportunidades de lançamento de bons ângulos e com bons passes, de forma a que os postes consigam marcar antes que os 2x1 cheguem.

Por outras palavras, sim, uma equipa com bons postes mas incapaz de pôr o ataque a funcionar... vai ter dificuldades, porque os adversários se vão juntar debaixo do cesto. Se tiveres o Shaq dos tempos universitários (vê os videos no youtube), vais acabar por marcar de qualquer forma porque naquelas condições é possível bater a ajuda defensiva. De outra forma, um excelente poste não pode ser nunca a única peça num ataque da mesma forma que um jogador que consegue criar o seu próprio lançamento (Kobe).

Isto significa que o lançamento interior é uma skill inútil? Ter um poste que domina a ajuda defensiva contrária é uma das chaves para conseguir lançamentos sem oposição. Ter um poste que pode concretizar debaixo do cesto significa que se um dos teus bases penetra, o defensor que sai para a ajuda não será tão efectivo pois tem que se preocupar também com um possível passe.

Comparativamente com a vida real, penso que a maior parte dos treinadores te dirão que o objectivo do ataque no basketball é obter o melhor lançamento possível. No BB, o rating de ritmo ofensivo é a melhor aproximação a este aspecto (como todos os ratings de equipa que não os ratings de emperelhamento individual, o ritmo ofensivo mede melhor a qualidade do que se coloca em campo do que propriamente a melhor forma de como se o usou ao longo do jogo, por isso não é a forma perfeita de avaliação)

Deste ponto de vista, diria que equipas com bom ritmo ofensivo têm uma grande vantagem porque estão a fazer um melhor trabalho ao escolher o lançamento certo. E, sim, o jogo está desenhado de forma a que equipas que são capazes de jogar melhor em diferentes estilos defensivos e ofensivos terão, em termos gerais, uma vantagem em relação a equipas mono-dimensionais. Mas não, isso não significa que ignorar a capacidade de lançamento interior esteja certo. Sim, provavelmente significa que as equipas, em média, têm treinado demasiado lançamento interior em comparação com outras skills que poderiam ter treinado.

Ah, e outra coisa para considerar. Lembrem-se, vocês não estão a jogar contra qualquer criatura passiva – vocês estão a jogar contra equipas que estão a comprar no mesmo mercado que vocês. Se observarem o típico poste do BB, as equipas escolheram criar jogadores que sabem defender no garrafão, mas que são inúteis fora dele. Se as outras equipas insistem em jogar com 2 jogadores com estas características defensivamente, então uma equipa com 5 lançadores terá uma vantagem significativa, isto porque a defesa não os pode cobrir a todos. Pelo menos para nós, isto não é uma falha no jogo, mas a evolução natural de ataque e defesa. Ataque evolui para tirar partido das fraquezas da defesa, e a defesa evolui para combater as forças do ataque. E tudo isto significa que as equipas tendem a pensar que os postes são demasiado mono-dimensionais, e este tipo de jogadores pode facilmente ser contrariado.

Perguntar
This Post:
00
129198.3 in reply to 129198.2
Date: 1/25/2010 3:14:13 PM
Overall Posts Rated:
407407
Ninguém é obrigado a esperar que um jogador chegue a um salário de 200k por semana para começar a dar um treino equilibrado. Tenho a consciência que existem muitos jogadores com estas características, mas as coisas não têm de ser assim.
Nós damos aos treinadores a liberdade para decidir como treinar jogadores, mas com isso vem a liberdade de treinar jogadores que são de certa forma ineficientes tendo em conta o seu salário. Eu não recomendo criar jogadores assim, mas muitos treinadores escolhem fazê-lo e parecem gostar disso. Além disso, geralmente vê-se o caso em que treinar combinações a que poucos se atrevem, faz com que esse jogador se torne um caso raro e valioso no mercado. Por isso, não posso propriamente afirmar que as pessoas estão erradas, mas apenas que poderão estar a ignorar a lei da oferta e da procura.

Perguntar
This Post:
00
129198.4 in reply to 129198.3
Date: 1/25/2010 4:18:04 PM
Overall Posts Rated:
407407
"Mostra-me um poste com cerca de 5 desarmes por jogo, e não me venhas com a lógica de que há menos desarmes num jogo com mais tentativas de lançamento do que no basket real."

Como developer, eu tento dividir isso em: problemas que eu devo resolver (ou seja, que estão sob meu controle) e problemas que os treinadores devem resolver (que estão o controle deles).

Como quase tudo no motor de jogo, os desarmes implicam uma comparação entre skills ofensivas e defensivas. Neste caso, as skills mais importantes no aspecto ofensivo são a maneira como um lançamento é criado, skills necessárias para o fazer, e o próprio lançamento em si, e as skills mais importantes defensivamente são, claro, a capacidade de desarme. A vasta maioria de jogadores do mundo BB tem treinado muito mais o lançamento que o desarme. Por esse motivo, trata-se obviamente de um concurso desigual entre o lançador e o jogador que tenta fazer o desarme, com o lançador a vencer na maior parte dos casos.

Na minha opinião, isto é realmente uma decisão para os treinadores tomarem. Nós desenhámos o motor de jogo de forma a que, como todas as comparações, são as skills relativas que interessam. Penso de deves ter notado agora que, digamos, um jogador com lançamento interior “extraordinário”… a diferença entre defesa “ridículo” ou “respeitável” não é assim tão grande, uma vez que o lançador neste caso irá ser sempre dominante. Pela mesma razão, contra aquele mesmo lançador, não podes esperar que melhorando o desarme de "ridículo" para "respeitável" venha a ter um grande impacto. Contra um "respeitável" lançador, terá um impacto muito mais forte.

Isto faz parte, novamente, da toda a discussão sobre dar secundárias aos postes. Custa treinar? Sim. Faz com que reduza a probabilidade de ganhar alguns jogos a curto prazo? Talvez, dependendo se ainda estás a lutar por alguma coisa.
O objectivo é encontrar um desequilíbrio, certo? Digamos que procuras um desequilibro que te facilite um lançamento exterior sem oposição. Na minha série, eu teria de treinar o meu melhor jogador para lançamento sensacional de forma a conseguir um desequilíbrio contra os melhores defensores adversários. Por outro lado, se 5 dos meus jogadores têm respeitável em lançamento exterior, eu consigo desta forma encontrar dois desequilíbrios. Por isso, treinar os meus jogadores mais fracos até respeitável acaba por ser o padrão de treino mais eficiente.

Por isso, como disse, é uma decisão para os treinadores, em vez de um questão do motor de jogo. Tens que fazer escolhas do género curto-prazo vs. longo-prazo, e treinar desta forma penaliza certamente a curto prazo.


Last edited by Ardinario at 1/25/2010 4:18:21 PM

Perguntar
This Post:
00
129198.5 in reply to 129198.4
Date: 1/25/2010 5:37:38 PM
Overall Posts Rated:
5252
É isto :)

Obrigado Ardinario ,por teres posto isto tudo em portugues,porque eu ja tinha até usado ferramentas para traduzir tudo o que BB-Charles escreveu ,mas faltava-me sempre alguma coisa,assim ja estou mais elucidado :)

no que toca a mim,direi que não é o facto de ter tornado o Silves um "tri-skill" que pensarei que foi um trabalho em vão,mas a certa altura pensei se não seria melhor dar-lhe umas pop´s em secundárias,e digo sinceramente que a unica coisa que me levou a não seguir esse caminho,foi o descobrir o quanto teria influencia o seu potencial máximo,nas skills que EU acho verdadeiramente importantes num poste.

com isto posso ter prejudicado algumas vezes a minha equipa (no seu colectivo),mas orgulho-me de ter dado ao "jogo" um dos seus melhores Postes ,e claro tambem a Portugal,porque sei que a certa altura muitos treinadores prescindiram de continuar a treinar muitos jogadores deste tipo,caso mais claro foi o do Italiano Romagnoli,que se tivesse tido o mesmo treino do Silves provavelmente hoje até seria melhor que ele.

From: AfonsoP

This Post:
00
129198.7 in reply to 129198.6
Date: 1/25/2010 5:47:15 PM
Overall Posts Rated:
5252
É isto :)

Obrigado Ardinario ,por teres posto isto tudo em portugues,porque eu ja tinha até usado ferramentas para traduzir tudo o que BB-Charles escreveu ,mas faltava-me sempre alguma coisa,assim ja estou mais elucidado :)

no que toca a mim,direi que não é o facto de ter tornado o Silves um "tri-skill" que pensarei que foi um trabalho em vão,mas a certa altura pensei se não seria melhor dar-lhe umas pop´s em secundárias,e digo sinceramente que a unica coisa que me levou a não seguir esse caminho,foi o descobrir o quanto teria influencia o seu potencial máximo,nas skills que EU acho verdadeiramente importantes num poste.

com isto posso ter prejudicado algumas vezes a minha equipa (no seu colectivo),mas orgulho-me de ter dado ao "jogo" um dos seus melhores Postes ,e claro tambem a Portugal,porque sei que a certa altura muitos treinadores prescindiram de continuar a treinar muitos jogadores deste tipo,caso mais claro foi o do Italiano Romagnoli,que se tivesse tido o mesmo treino do Silves provavelmente hoje até seria melhor que ele.


Tivessem todos os postes as secundárias do silves...


Ia dizer exactamente o mesmo.

This Post:
00
129198.8 in reply to 129198.7
Date: 1/25/2010 6:10:19 PM
Overall Posts Rated:
5252
É isto :)

Obrigado Ardinario ,por teres posto isto tudo em portugues,porque eu ja tinha até usado ferramentas para traduzir tudo o que BB-Charles escreveu ,mas faltava-me sempre alguma coisa,assim ja estou mais elucidado :)

no que toca a mim,direi que não é o facto de ter tornado o Silves um "tri-skill" que pensarei que foi um trabalho em vão,mas a certa altura pensei se não seria melhor dar-lhe umas pop´s em secundárias,e digo sinceramente que a unica coisa que me levou a não seguir esse caminho,foi o descobrir o quanto teria influencia o seu potencial máximo,nas skills que EU acho verdadeiramente importantes num poste.

com isto posso ter prejudicado algumas vezes a minha equipa (no seu colectivo),mas orgulho-me de ter dado ao "jogo" um dos seus melhores Postes ,e claro tambem a Portugal,porque sei que a certa altura muitos treinadores prescindiram de continuar a treinar muitos jogadores deste tipo,caso mais claro foi o do Italiano Romagnoli,que se tivesse tido o mesmo treino do Silves provavelmente hoje até seria melhor que ele.


Tivessem todos os postes as secundárias do silves...


Ia dizer exactamente o mesmo.



Claro,sem duvida até pareçe que foi de proposito os ridiculos a def.ext e penetr. para não me levar a upar essas skills ;) mas sendo as menos,das menos :P importantes para a posição dele.., do que eu falo é das outras,que bem podiam ser hoje muito melhores daquilo que são,mas ao manter o foco de treino interior,tambem upei outros jogadores que claro não vão atingir nem de perto o patamar do Silves ,mas pelo menos vão "desenrascar" qdo ele sair ,logo na altura que estive para mudar o treino..aquilo que pensei foi logo ,se não estaria eu a desperdiçar um potencial top ao upar secundárias que pensava eu na altura pouco seriam importantes no momento actual para a performance da minha equipa no jogo...assim mantive-me no treino interior e continuo a achar que foi a melhor opção...apesar de continuar com a minha sala de trofeus vazia :P pois tenho a certeza que se tivesse um conjunto de jogadores mais equilibrado ja teria ganho alguma "coisa" :) e por acaso na altura até tinha um jogador que poderia acompanhar o Silves nesse tipo de treino "diferente".

This Post:
00
129198.9 in reply to 129198.8
Date: 1/25/2010 6:32:02 PM
Overall Posts Rated:
344344
Por acaso discordo. Sempre achei que ele deveria ter tido outro tipo de treino.

Se ele tivesse menos 4\5 níveis nas skills interiores e tivesse um medíocre na defesa exterior era praticamente tão bom como é agora e estavas em condições financeiras de o manter mais um ano e depois decidirias se o querias subir ou não porque ele simplesmente não tem limites para subir.

Não sei se me fiz entender, é uma opinião diferente.

This Post:
00
129198.10 in reply to 129198.9
Date: 1/25/2010 7:00:34 PM
Overall Posts Rated:
5252
Por acaso discordo. Sempre achei que ele deveria ter tido outro tipo de treino.

Se ele tivesse menos 4\5 níveis nas skills interiores e tivesse um medíocre na defesa exterior era praticamente tão bom como é agora e estavas em condições financeiras de o manter mais um ano e depois decidirias se o querias subir ou não porque ele simplesmente não tem limites para subir.

Não sei se me fiz entender, é uma opinião diferente.


Claro que fizeste entender,e eu respeito a tua opinião, mas gosto mais de o ver assim :)

This Post:
00
129198.11 in reply to 129198.10
Date: 1/25/2010 7:23:18 PM
Overall Posts Rated:
55
boas,o que eu gostava era que o BB-Charles responde-se com um simples SIM ou NÃO e não respostas a tornear a questão á seguinte pergunta:

As ultimas alterações no motor de jogo desfavoreceram ou não uma boa parte das equipas que jogam em bola para dentro e que estavam montadas na base do motor antigo de jogo?