BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Erro de algorítmo?

Erro de algorítmo?

Set priority
Show messages by
From: Spooky
This Post:
00
99580.1
Date: 6/30/2009 6:59:18 PM
Overall Posts Rated:
33
Penso que a seguinte situação deve ser reportada como "bug":

Reparem na sequência de jogos desta equipa: (39045)

Até à 5ª jornada a equipa estava activa, mas apenas com 3 jogadores (os do draft).
Resultado: derrotas sucessivas por WO (0-25).
Mas a partir da 6ª jornada, passou a bot e deixou de perder por WO, jogando os 48 minutos de jogo apenas com os 3 jogadores!!!
O problema é que os resultados são abismais em termos de diferenças de pontos (mais de 100 em alguns jogos) e favorecendo as equipas que jogaram daí para cá.

Felizmente que não deve ser crítico no meu caso, mas há equipas que irão lutar em desigualdade para atingir os playoff ou escapar dos playout, conforme os casos.

Concordam?

From: AfonsoP

This Post:
00
99580.2 in reply to 99580.1
Date: 6/30/2009 7:07:34 PM
Overall Posts Rated:
5252
Não foi erro de algoritmo ou bug. Quando a equipa estava "activa", com apenas 3 jogadores, não estavam escalonados para jogar, por isso havia WO. Quando passou a bot, ele automaticamente escalona os jogadores, e uma equipa apenas perde por WO quando um jogador não tem a quem passar a bola, ou seja, se jogar apenas 1 jogador ou nenhum. Como há 3, há jogo.

Last edited by AfonsoP at 6/30/2009 7:08:12 PM

From: AfonsoP

This Post:
00
99580.4 in reply to 99580.3
Date: 6/30/2009 7:19:50 PM
Overall Posts Rated:
5252
Não foi erro de algoritmo ou bug. Quando a equipa estava "activa", com apenas 3 jogadores, não estavam escalonados para jogar, por isso havia WO. Quando passou a bot, ele automaticamente escalona os jogadores, e uma equipa apenas perde por WO quando um jogador não tem a quem passar a bola, ou seja, se jogar apenas 1 jogador ou nenhum. Como há 3, há jogo.


WO segundo sei é menos de 3 jogadores


Não, com 2 não há WO, salvo erro. A definição original de WO é aquela que disse: quando um jogador não tem a quem passar a bola.

From: Spooky

This Post:
00
99580.5 in reply to 99580.2
Date: 6/30/2009 7:30:08 PM
Overall Posts Rated:
33
Ok. Até percebo a explicação. Faz sentido.
Mas acho injusto na mesma.

Já agora, imaginando que antes de passar bot, a equipa recebia ordens de jogo com 3 jogadores, não é nessa altura que saltam do público "smart players" (penso que é assim que se chamam)? Ou é só quando uma equipa fica com menos de 5 jogadores no decorrer do jogo? Se a 1ª hipótese for afirmativa, porque é que não entram também em campo enquanto bot, ou até integram novos jogadores na equipa para alinhar com 5?

Penso que seria mais justo.
É que as equipas que jogaram nas primeiras 5 jornadas ficam seguramente com uma diferença de pontos inferior em 80 ou mais pontos, possivelmente decisivos em playoff/out.

Volto a frisar que no meu caso não deverá ter grande influência (espero), mas ainda assim, não me parece justo a 5ª classificada (4-4) da minha série ter quase a mesma diferença de pontos do 1º (7-1).

Um efeito de "secretaria" ainda mais amargo do que um random.

Mas tá-se bem ;)

From: AfonsoP

This Post:
00
99580.7 in reply to 99580.5
Date: 6/30/2009 7:36:48 PM
Overall Posts Rated:
5252
Chamam-se "Lucky Fans" ;)

Apesar de não aparecer, o Arsenal joga sempre com 2 Lucky Fans, podes ver belas box scores onde a soma dos lançamentos dos 3 jogadores "reais" não corresponde ao total de lançamentos.

From: Spooky

This Post:
00
99580.8 in reply to 99580.6
Date: 6/30/2009 7:45:36 PM
Overall Posts Rated:
33

São coisas que acontecem não é possível prever quando uma equipa abandona, será sempre injusto para alguém.


Não se pode prever quando uma equipa abandona, claro. Nada a fazer quanto a isso.

Mas pode-se monitorizar a passagem a bot.
Bastaria prevenir (programando o motor de jogo) que se mantivessem em igualdade de oportunidades as que a defrontaram antes e depois de passar a bot. Apenas neste caso especial em que, já antes de passar a bot a equipa não recebia ordens e por isso perdia em WO.
Então porquê a equipa passar a receber ordens automaticamente depois de passar a bot? Não poderiam manter a mesma condição de WO?

Foi só para rematar a conversa pois acho que já todos percebemos a opinião uns dos outros.

Podes fechar ;)

This Post:
00
99580.10 in reply to 99580.6
Date: 6/30/2009 7:49:50 PM
Overall Posts Rated:
344344
É realmente uma situação injusta. Difícil de resolver mas é tão injusta como alguns casos que acontecem por situações exactamente opostas. Há casos (mais nas divisões inferiores) em que equipas muito fortes vencem os seus jogos "sem espinhas" e quando passam a bots automaticamente perdem os jogos todos. Também é uma situação injusta para aqueles que defrontaram a tal equipa enquanto esta ainda era forte.

Outra situação que, quanto a mim, é bem mais urgente de se resolver passa pela questão dos walkovers forçados. Há algum tempo atrás chamei a atenção para isto por causa de algo a que assisti no campeonato do mundo sénior. Para garantir um apuramento, houve 2 equipas que preferiram fazer falta de comparência e perder 25-0 do que ir a jogo e arriscar perder por 30 ou 40, aumentando assim as suas hipóteses de ir à fase seguinte. Uma delas conseguiu assim o seu objectivo (Chile, salvo erro).

Esta época, na principal liga espanhola, já várias vezes isto aconteceu. Em vez de jogar com as reservas num jogo do campeonato, há equipas que preferem fazer WO e levar os 25 pontos pra casa. É polémico, é anti-desportivo mas é legal segundo as regras.

Eu próprio poderia estar a fazer isto. Como sei as limitações da equipa que tenho apenas jogo com os menos maus 1 jogo do campeonato. Nos outros jogos, vou com 5 ou 6 gajos com nível de 4ªdivisão perdendo por 50 ou mais pontos, depois volto a usar os melhores no jogo da taça.

Se nesses jogos não me apresentasse, estava agora com 4 derrotas por 25-0 em vez de 4 derrotas com um score negativo de 200 pontos. No final da época posso pagar por ser um tipo porreiro. Felizmente, prefiro dar uns minutos de treino e divertir-me a ver os rapazos a jogar mas, moralismos à parte, ninguém me podia acusar de estar a quebrar as regras do jogo.

Espero não vos ter dado ideias anti-desportivas...

This Post:
00
99580.11 in reply to 99580.10
Date: 6/30/2009 8:37:49 PM
Overall Posts Rated:
22
Penso que devia de haver alguma penalização para as equipas que não apresentarem jogadores para jogar. Ou seja, quem não convocasse jogadores suficientes, levava uma multa, tal como acontece na realidade. As equipas bots não eram penalizadas porque o dinheiro não lhes fazia diferença e as outras equipas iriam pensar duas vezes antes de escolher uma tactica dessas para perder os jogos por poucos pontos.