Sr. Seleccionador,
Alguma opinião sobre a organização das selecções tendo em conta as ideias que lancei na tasca?
Poderia animar um pouco as eleições, pois temo que não tenham (uma vez mais) história. Sendo o BB um jogo de todos e onde todos gostam de se divertir e passar um bom bocado, parece-me adequado que a comunidade se pronuncie.
Deixo aqui algumas citações sobre a ideia que lancei:
-------------------------------------------------------------
...comecei a pensar se não deveríamos mudar a forma como organizamos o scouting em Portugal. A ideia é:
Acabar com o scouting por selecção, criandoum verdadeiro scouting do país.
Criar uma espécie de comissão técnica nacional que englobe os seleccionadores vigentes, os GM (pelo menos 1) e uma série de utilizadores de méritos comprovados que serão responsáveis pelo acompanhamento dos jogadores portugueses com real interesse para as selecções, independentemente da idade.
Essa comissão organizar-se-á de forma a que continuassem a ser defendidos os interesses a curto prazo de ambas as selecções mas teria também objectivos mais ambiciosos a médio\longo prazo como por exemplo, conseguir garantir o treino de jogadores com enorme potencial em características secundárias, preparando-os não para a selecção Sub-21 mas sim para a selecção AA (aos 23 anos, por exemplo). Obviamente, há muitas mais coisas que se podem fazer, como por exemplo melhorar a comunicação com os jovens treinadores, conseguir gerir melhor a colocação de jovens com interesse em treinadores de confiança, manter o cargo de relações públicas (excelente trabalho até ao momento como todos concordam), etc. etc. etc.
Continuando.
Os scouts seriam alargados e poderiam ser divididos por idade ou por posições, isso é o que menos importa para já, deixo à vossa consideração. O importante é definir os perfis e características que queríamos para os seleccionáveis e criar grupos de interesse, como por exemplo:
Os Bases que seriam treinador para a selecção AA a longo prazo.
Os Bases que podem jogar na U21 mas cujo o potencial a médio prazo não lhes permitirá chegar longe (cada vez mais será impossível a um vedeta chegar aos AA) e que seriam treinados mais intensamente porque quem estiver a treinar os Sub-21 tb quer ganhar.
Os bases passadores e defensores.
Os Bases Combo, mais equilibradinhos.