Chico é um grande time, mas é bom não pensar só nele, Sorocaba Hellhounds e Philadelphia Metal também são bem fortes. Acho uma pena o Metal não parecer muito mais empolgado com o jogo, deixaria a liga bem mais interessante e disputada. De qualquer forma, olhando pro seu time, penso que você pode permanecer sim na divisão, e talvez mirar os playoffs, apesar do foco dele ser mais na def garrafão. Boa sorte!
Eu lembro desse Culene, assim como lembro do rival Waddell - do finado Restarting BC -, que eu inclusive tentei comprar temporada passada (esqueci do leilão =X).
Agora, sobre o assunto com o Renato, eu gosto da ênfase na defesa, aliás é sempre bom ter um ataque avassalador, mas acho que um time equilibrado começa com uma grande defesa, que vai ser a base pra construir o resto. Teve um jogo recente, entre o Engenharia e o São Januário pela LN, em que o Engenharia fez fantástico em ataque garrafão, mas tinha ambas as defesas mais fracas que o São Jaunuário, perdendo o jogo. Gosto desses detalhes, muito provável, se ele tivesse defesas mais forte, poderia ter vencido, foi o que faltou, o diferencial (nesse caso, a defesa), assim como você falou do O.T.T.A, que quem estava aqui na época, lembra do horrível/tenebroso e afins, que ele costumava a fazer na defesa perimetro, e quebrava completamente o time dele. Acho que ele mesmo admitiu na época, que só pensava em atacar, e defender nada, mas aí já é um caso muito mais extremo, e não pode ser colocado tanto nos tais detalhes de que eu estava falando.
Mas enfim, as coisas são assim mesmo, leva tempo até se montar um grande time, até porque, precisa de muitos fatores quase externos, como sua renda do ginásio, contrato de TV da liga e etc.
Abraços e até mais!