Para quê seguir o caminho mais duro quando há maneiras mais fáceis de conseguir o mesmo resultado?
Estás certo, claro – é sempre melhor seguir o caminho mais fácil. Onde penso que estás a falhar é que o caminho mais fácil depende não só da tua equipa mas sim de toda a população do BB. É quase impossível ser uma equipa de elite e desenvolver todos os teus jogadores internamente, o que significa que vais ter que comprar jogadores que outros treinaram. Por consequência, saber qual o melhor caminho depende fortemente de quais os jogadores que estão na lista de transferências e de quantas outras equipas estão a escolher esse mesmo caminho.
Concordo quando dizes que o treino exterior parece ser o caminho mais fácil, essencialmente porque os treinadores de interiores tiveram a tendência de se focarem em ser competitivos a curto prazo, estando assim menos propensos a sacrificar resultados em proveito de jogadores mais completos. Também acredito tratar-se de uma situação temporária, pois quantos mais treinadores de curto prazo optarem por treinar bases, mais bases mono dimensionais teremos e mais postes multi dimensionais teremos.
Por outras palavras, isto não parece ser um desequilibro do motor de jogo, mas sim um desequilibro nas escolhas dos treinadores. E todas estas coisas tendem a equilibrar-se ao longo do tempo, porque os treinadores como um todo acabarão por olhar para elas com mais atenção e verificar quais as estratégias que melhor resultam e dessa forma ajustar as suas ideias iniciais. Ou seja, nós alteraríamos o motor de jogo se houvesse um desequilíbrio tal entre tácticas que mesmo que os treinadores fizessem esses ajustamentos, elas não funcionassem.
Quando testámos o motor de jogo descobrimos que estava bem balanceado tendo em conta a variedade de estratégias, mas é sempre possível que os treinadores tenham sido mais espertos que nós quando testámos o motor de jogo e nos tenha escapado algo. Esta não é a situação actual – a situação actual é que os treinadores que usaram estratégias a longo prazo estão agora a ganhar a quem se focou nos resultados a curto prazo; que é como deve ser: o foco no curto prazo domina inicialmente mas piora depois disso. Por isso, não devem esperar que façamos mudanças neste momento. Se as estratégias interiores continuarem a falhar mesmo depois dos treinadores começarem a treinar de acordo com isso, chegaremos a um ponto em que poderemos pensar em efectuar alterações.
O que nos estão a pedir é a possibilidade de treinar jogadores ideais sem sacrifício para a equipa a curto prazo. A maior parte do desenho do sistema de treino assenta na ideia que as equipas são forçadas a escolher entre o treino ideal e resultados desportivos imediatos. Se assim não fosse, as melhores equipas ficariam eternamente as melhores.
Por isso, o custo de criar postes versáteis é jogando com eles fora de posição. Isto pode ser feito em amigáveis, ou em jogos competitivos, se estiveres disposto a sacrificar um pouco o resultado do jogo. E nós até fizemos uma alteração significativa esta época que ajuda a treinar jogadores versáteis, uma vez que agora é possível colocar o jogador em posições diferentes ofensiva e defensivamente. Se não estás disposto a fazer isto, outra opção é pagar o preço justo no mercado de transferências, compensando outro treinador que fez estes sacrifícios com a sua própria equipa. Os postes versáteis acabarão por ser vendidos, mas a um preço acima do normal, uma vez que são mais exigentes em termos de treino. As equipas com bases versáteis perdem jogos enquanto preparam os seus jogadores – podes esperar que equipas que queiram postes versáteis também o façam.
Perguntar