Da última vez que se falou nesta questão eu disse que andava a desenvolver uma toeria baseada nos milhentos casos que vou seguindo. Não tenho certezas, que fique bem claro, mas acredito que a forma funciona baseada numa tendência. Um pouco à imagem do hattrick que eu penso que a maioria conhece.
Ou seja, se o jogador X tem tendência a descer de forma, essa descida será mais ou menos visível se os seus minutos forem bem ou mal distirbuidos. Portanto, acredito que um jogador ao jogar entre 48 e 80 min não terá garantias de melhoria na forma. Acredito que se a sua tendência for melhorar, então a melhoria será mais significativa se jogar os minutos correctos e acredito que subirá menos ou quase nada se jogar mais de 80 min ou menos de 48. O mesmo é válido no sentido oposto.
Repito, não tenho certezas mas seguindo a forma de alguns jogadores e os seus minutos jogados semanalmente durante as últimas 2 épocas, parece que é uma teoria plausível. Parece também que a dado momento existe um reset a essa tendência mas não sei dizer quando ou qual o critério usado. O mesmo jogador, em 2 épocas diferentes jogando quase sempre o mesmo nº de minutos passou uma época inteira entre o forte alto e o impressionante, enquanto que na época seguinte, jogando aproximadamente os mesmos minutos por semana, esteve quase sempre entre o forte baixo e o respeitável. Azar do caraças foi um jogador da selecção, e essa boa forma muita falta nos fez o ano passado.
São os meus 50 centímetros para a causa.