Dúvida: Deste o exemplo de um grupo (o A) de 8, em que cada equipa disputa 7 jogos...De um grupo de 8, apuram-se 8 equipas para o playoff? Como assim? Existe um único grupo A com todas as equipas inscritas ou existirão vários "grupos A" de 8 equipas?
O exemplo de 8 equipas é só mesmo um exemplo.
Só há um Grupo A independente do nº de equipas inscritas.
Se, por exemplo, tivesse 12 equipas, num sistema de todos-contra-todos teríamos 11 jornadas o que era impraticável neste modelo. Com essas 12 equipas seriam disputadas as primeiras 7 jornadas dessas 11 seguindo o sistema de cruzamento apresentado o qual é adaptável a qq nº de equipas. No final desses 7 jogos as 8 melhores classificadas seguiam para o playoff.
Eventualmente, poderá suceder que não hajam sequer 8 equipas para compor o Grupo A mas a ideia inicial é dar o máximo de oportunidades às equipas teoricamente mais fracas (consequentemente mais sujeitas a uma saída prematura da Taça de Portugal) de continuarem numa "competição". Caso aconteça o grupo A sem pelo menos 8 equipas, as vagas para o playoff serão ocupadas pelo grupo B. Neste caso, o alinhamento dos jogos dos oitavos do playoff será alterado conforme as necessidades.
Já agora, fica a informação que atribuição das "letras" A, B, C, etc., etc., terá em conta a posição na lista de candidaturas. Neste momento a letra "A" ficaria para a equipa Azeméis BC, ou seja, a primeira da lista que já não disputa a Taça de Portugal.