ENTREVISTA DA SEMANA
Viajamos até à província romana Gallia Belgica, no ano 50 AC, de encontro a CERVEJALAMBIX, Chefe Nérvio, que juntamente com uma catrefada de outros revoltosos, tem dado umas valentes dores de cabeça às Legiões Romanas.
- Boa tarde, caro Cervejalambix.
- Atão, boa tarde.
- Diga-me lá, então, o que se passa. Porquê essa revolta contra os Romanos?
- Tão abusando... tá na hora d’ irem embora... isto nã é deles.
- E estão a conseguir?
- Atão, vossemecê tá ver algum romano aqui? Claro que tão a ir embora! O magano do Julito até disse que os Belgae são o povo mais corajoso de toda a Gallia.
- Julito? Quem?... Júlio César, o Imperador?
- Sim, home. O Cesarito disse que os Belgae são os mais corajosos. Vossemecê nã imagina a confusão que ele arranjou com os celtitas.
- Celtitas?...
- Oh! Home... vossemecê nã sabe nada!.. Sim, os celtitas, lá da Gallia Celtica. Na semana passada, até teve cá o Matasétix a tirar isso a limpo.
- E conseguiu?
- Bom!... conseguir, conseguir... nã sei!... Sei é que foi uma pandega e os romanos é que pagaram as favas. Mas se vossemecê nã sabe, tão ali o Goscinnyix e o Uderzoix a escreverem sobre o caso e ódespois vossemecê pode ler.
- Bem! Deixemos lá os romanos e passemos ao assunto que cá nos trás.
- Diga lá, home.
- Como chefe sabe que, daqui a pouco mais de 2050 anos, os vossos descendentes jogarão em Portugal...
- Portugal?... Portugal?... Hã! Sim, Portugal, a territa do compadre Viriato, a Lusitânia,... sei!
- Como dizia: jogarão em Portugal, para o Campeonato da Europa do Buzzerbeater. O que tem a dizer sobre o assunto?
- Ouça home. Nã sei o qu' isso é mas, só tenho pena que nã seja contra os romanos!... Esses maganos seriam arrasados.
- Mas acha que os vossos rapazes terão uma palavra a dizer?
- Atão nã têm!... Como Belgae vão lutar e ódespois se verá... nã é assim?... O Julito disse que somos os mais corajosos, nã disse...
- Mas chefe... os romanos também têm tido uns problemazitos lá na Lusitânia...
- Pois sim... só podia. Tal com’ à gente, os lusos gostam é de pandega e zaragatas com os romanos... coragem tamém nã lhes falta...
- E então chefe, arrisca um prognóstico?
- Lá na territa deles, será difícil bater os lusos, nã é!... Olhe, tenho mesmo pena é que o jogo seja lá no ano 2013.
- Pena?... Porquê chefe?
- Atão nã sabe? Se fosse nestes tempos era só dar um saltito lá n’ aldeia dos celtitas e tomar um poucochinho lá da poção mágica do Panoramix.
- Pois é chefe, tem muita razão! Felizmente para Portugal, o jogo é só em 2013.
- Atão nã tenho! Claro que tenho... eu sou o chefe, ou não?
- Claro, claro! Bom. Muito obrigado, chefe Cervejalambix, por nos conceder esta entrevista.
- Nã tem de quê, home. Foi um prazer conversar com um descendente do compadre Viriato.
- Felicidade para a vossa questão com os romanos. Que um dia consigam se tornarem um estado livre.
- Muto obrigado! Estes romanos são loucos se pensam que cá vão ficar muito tempo.
- Adeus, caríssimo Cervejalambix, até um dia.
- Adeus home! Cuidado c’o as curvas do tempo...
NOTA: Esta conversa tornou-se possível pela graça do Sr. Walt Disney, criador de Rato Mickey, personagem esta, por nós contactada e que, gentilmente, se dispôs levar-nos aos Professores Zapotec e Marlin, criadores da máquina-do-tempo utilizada na viagem. A todos eles, o nosso muito obrigado.