Vou tentar resumir, salvaguardando desde já, que estas são só as minhas opiniões e como opiniões que são, valem o que valem.
Adianto ainda que parti dos teus ensinamentos como sendo verdade e desde que comecei a jogar tenho tido um percurso vitorioso.
Com o tempo fui acrescentando ou modificando algumas nuances, que segundo a minha observação e interpretação do motor de jogo, funcionam de uma maneira ligeiramente diferente. Nas minhas observações não tenho em conta o valor "comercial" do jogador a criar, mas sim o valor que ele terá para a equipa que o está a "fazer"
E antes de começar a expor os meus pontos de vista, realço que jogo em Bola pra Dentro e as minhas observações são feitas com 90% de jogos nesta táctica.
Começo logo pelas alturas... lol
Eu diria(embora só treine bases desde o inicio desta época) que o BP e o BL querem-se baixos para treinar o mais rápido possivel as caracteristicas de base(principalmente defesa exterior), um BL de 1,98 para mim, só se for a pensar que no futuro irei treiná-lo para Extremo.
A minha tabela seria:
Bases Principais: 1,75 - 1.90
Bases Lançadores: 1,75 - 1.90
Extremos: 1,90 - 2,10
Extremo-Postes: 2,10 - 2,26
Postes: 2,10 - 2,26
Como treino 2 posições (seja BP/BL ou EP/P), penso que estas medidas serão as ideais para treino.
Agora por posições...
- Base Principal
Para mim este é um dos jogadores chave da equipa, e na minha óptica as caracteristicas que ele necessita variam muito de táctica para táctica.
Bola pra Dentro / Low Post:
- DEF EXT - PASSE - DRIBLE - Quanto mais melhor.
E agora vem a parte que vai ser polémica... A meu ver, um base de bola pra dentro deve ter pouco lançamento e pouca distancia. Alguma penetração e lançamento interior, mas SEMPRE menos do que passe. A defesa exterior quanto mais alta melhor...
Porquê? Pq segundo me parece, um jogador em campo faz a maior parte das vezes aquilo que sabe fazer melhor,ou seja, um gajo que tenha respeitavel de passe e de lançamento, vai passar algumas vezes e lançar quase outras tantas, um gajo com admirável de passe e mediocre de lançamento vai passar a bola a grande maioria das vezes que a tem em seu poder.
Normalmente qdo uma equipa vai em bola pra dentro, é com os jogadores interiores que quer marcar pontos, e daí, deve interessar que o base não se ponha a "inventar" e que passe a bola ao Shaq, pra ele fazer 2 pontos! :D
Corre e Chuta
- DEF EXT - LANÇAMENTO - DISTANCIA
Pela mesma ordem de ideias, o passe não será assim tão importante, embora não deva ficar abaixo de comum/respeitavel, admitindo que se tem admirável de lançamento e por exemplo impressionante de distancia. Isto para "garantir" que na hora de decidir o que vai fazer à bola, o BP saiba que o melhor que tem a fazer é lançar...
Todas as estratégias:
O drible é sempre importante num base, para ele transportar a bola sem grandes riscos de turnovers seja em jogo exterior, ou interior.
Agora outra que vai ser polémica de certeza... lol
A penetração na minha opinião é a caracteristica mais estranha de um base...
A meu ver a penetração só serve num BP em casos especificos, por exemplo, numa equipa que jogue em bola pra dentro, num base que tenha lançamento interior no minimo forte para uma penetração admirável.
Pela minha interpretação do motor de jogo, a penetração funciona como um combo de skills, em que a penetração e o lançamento interior terão um peso alto no desfecho da "entrada" do nosso base.
Ressalto - A meu ver é IMPORTANTISSIMO num base. E cá vai o meu ponto de vista, normalmente quando se compra/treina um base, não se olha muito ao ressalto, ou seja, normalmente o ressalto de um base não ultrapassa o mediocre.
Ora se tivermos um BP com forte de ressalto, todas as bolas que "pingarem" pra zona dos bases, o ressalto vai ser nosso. Isto no fim dum jogo pode mto bem dar 6/7 ressaltos que podem fazer pender a balança pró nosso lado.
A ver se isto desenvolve uma discussão saudável acerca deste tema... :D