O Clark é um "4" não um poste, está apenas no seu 2º ano como profissional, é dotado de muito boa técnica e tem tudo para ser um bom jogador assim que a vontade e o cérebro acompanhem o talento da sua mão esquerda. Gortat era um jogador descontente pois estava à vista que poderia ser o centro titular em muitas equipas da Liga. Os Suns precisavam de um, faz sentido.
Turkoglu fez uma época miserável em Toronto e assim continuava no Arizona. Em Orlando foi feliz e os Magic também, é uma tentativa de regresso ao passado que também faz algum sentido. A equipa vinha de uma série de derrotas seguidas e havia que dar um abanão. A maior dúvida está numa possível co-existência de Nelson e Arenas no backcourt, veremos como será gerida.
Do lado dos wizards, Josh Howard regressou agora de uma lesão prolongada e com o Wall a ser o futuro da companhia durante muitos anos, também fazia sentido esquecer o passado e ganhar algum espaço nas posições 1 e 2 que estavam sobre lotadas.
Depois há as questões dos contratos, todas as trades na NBA são feitas à luz desta equação, algo que não acontece noutras ligas e noutros desportos. Aquilo que pode não fazer sentido à primeira vista, tem muitas vezes uma lógica empresarial e financeira que o justifica. A ida do Carter para Phoenix, por exemplo, tem muito mais a ver com isso. No final do seu contrato os Phoenix ficam com a disponibilidade financeira necessária para começar (ou continuar) a renovação.
My 2 cents.