BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Set priority
Show messages by
This Post:
00
79771.23 in reply to 79771.22
Date: 04/17/2009 17:35:17
Overall Posts Rated:
115115
Desta feita o treinador hugoarte, da equipa Oporto-Celtics. Daniel Delgado tem sido um dos destaques da Selecção U21.

1. Quando o Daniel Delgado foi por ti escolhido no draft da temporada 4, já tinhas nas tuas fileiras o Carlos Miguel Gama, também ele um jovem poste português. Já foi uma escolha tendo em vista a possibilidade de desenvolver os dois jogadores em conjunto?

hugoarte - Sim, no draft anterior tinha-me saido o Gama que começou logo a receber treino. Quando no ano seguinte me saiu o Delgado ainda pensei 2 vezes se o venderia (por ser relativamente baixo), mas pensei "ok, vou treiná-lo um ano e depois vender", mas ele tornou-se muito poderoso e o Carlos Gama fez uma óptima amizade com ele e numa conversa comigo achou por bem manter-lo por cá.

...

6. Pensas que o Daniel Delgado tem potencial para chegar à Seleccção AA?

hugoarte - Não sei, actualmente penso que não. Mas, apesar de características interiores muito fortes as secundárias são muito fracas, mas no fim desta época e inicio da próxima vai estar um verdadeiro bicho, os melhores postes do mundo vão estar ao nível das “nozes” do Delgado quando ele lhes afundar na cara, e temos de ver que ele é muito baixo.

...

8. Esperançado que o próximo draft te traga outro poste, para ser moldado na tua equipa?

hugoarte - Na última época a minha série não foi muito sortuda com o draft, o meu sonho era que me saí-se um Silves isso sim era uma maravilha. Já estou a ver um Silves e um Delgado, subindo o Gama para Extremo poste, ficaria com um jogo interior muito forte.


Obrigado ao treinador do Oporto-Celtics pela colaboração.

Como sempre, já sabem que o restante da entrevista está disponível no site da nossa Selecção, aqui:
http://bbportugal.comuf.com/1_22_hugoarte.html

Até breve!

Last edited by Ziad Mbouh at 04/17/2009 17:36:08

This Post:
00
79771.24 in reply to 79771.23
Date: 04/17/2009 17:59:05
Overall Posts Rated:
344344
Esta é a semana em que todos queremos ouvir a frase:

"Parecem-te alemães???".

Delgado: "Tilinta-mos"

This Post:
00
79771.25 in reply to 79771.24
Date: 04/17/2009 18:00:52
Overall Posts Rated:
115115
Vamos a eles ;) Tilinta por esse campo a fora!

This Post:
00
79771.26 in reply to 79771.25
Date: 04/25/2009 07:19:50
Overall Posts Rated:
115115
Teremos aqui, em breve, as palavras de MadRaven, treinador do extremo internacional português Eduardo Botelho e elemento do staff técnico na Selecção Sub21.
MadRaven é o líder da equipa Vietnamitas, actualmente na divisão II do BB.

This Post:
00
79771.27 in reply to 79771.26
Date: 04/25/2009 08:24:55
Overall Posts Rated:
7777
1. Eduardo Botelho foi escolhido por ti no draft respeitante à temporada 3. Tendo ele 1,90 de altura, encaraste-o logo como um extremo ou viste nele primeiro um futuro base?

Por acaso foi um história engraçada, já que ele saiu-me no draft com boas skills interiores e como eu treinava postes na altura e ainda não sabia lá muito bem a importância da altura no treino, comecei-lhe a treinar a poste.
Depois de uma conversa com o Damena é que chegamos à conclusão que ele tinha mais futuro como extremo e a partir daí começou a evolução do Botelho como extremo.

2. Sendo a opinião geral que a posição de extremo é a mais difícil de ser treinada, por necessitar de grande equilíbrio de skills interiores e exteriores, como tem sido esse desafio?

Ao princípio foi difícil, porque tive de abdicar da evolução dos meus postes, que era o ponto mais forte da minha equipa na altura para começar a treinar o Botelho só numa posição nas skills exteriores que estavam algo baixas na altura, mas depois de o equilibrar nas skills interiores e exteriores obtive também o equilíbrio da minha equipa e aí tornou-se mais fácil a sua evolução.

3. Geralmente quem treina determinada posição, junta um conjunto de jogadores para acompanharem o treino dessa futura vedeta. Como é no caso de um extremo, que necessita de treinos exteriores e interiores, adequados a jogadores de características diferentes?

Ao princípio como treinava postes tinha uns 4 postes que treinavam com ele, mas depois quando comecei a treinar as skills exteriores tive de abdicar de alguns desses postes, para comprar uns jogadores exteriores para evoluírem com ele, mas tive muita sorte nessa altura, pois já tinha alguns bases novos que me tinham saído do draft daí só tive de comprar mais um base com potencial e a partir daí como só treinei as skills exteriores foi mais fácil, pois era como treinasse bases.

4. Qual tem sido a importância e o contributo de um jogador como o Botelho, primeiro na divisão III e agora na II?

Tem tido uma grande importância, pois como poucos treinadores apostavam em extremos na altura, o Botelho fazia toda a diferença nessa posição levando a equipa às costas e decidindo muitos jogos a meu favor e agora continua a fazer diferença e cada vez marca mais pontos por jogo.

5. Pensas que o Eduardo Botelho ainda tem margem de crescimento das suas qualidades? Se sim, quanto mais?

Eu no princípio da temporada pensava que sim, mas ele evoluiu nas primeiras semanas e depois deixou de evoluir tão rapidamente como esperava, daí que na próxima temporada talvez deixe de o treinar.

6. Já contavas com o salto para a Selecção AA do Botelho esta época?

Acho que posso dizer que sim, pois ele já lá tinha estado, mas ainda tive algumas dúvidas, pois ele tinha passado da selecção A para a selecção sub-21 na época passada e aí pensei que havia melhores extremos na selecção A, mas como continuei a treina-lo o Damena deu-me as boas notícias no principio desta época.

This Post:
00
79771.28 in reply to 79771.27
Date: 04/25/2009 08:26:49
Overall Posts Rated:
7777
7. Recentemente juntaste-te ao staff da Selecção Nacional Sub21. Como tem sido o desafio?

Foi difícil na 1º semana, pois tive de mandar muitos BB-Mails para receber as actualizações de todos os jogadores que estou encarregado de seguir, mas a partir daí tem sido um prazer ajudar a selecção sub-21 e ajudar a evolução dos bases portugueses mais novos.

8. O facto de treinares um jogador que tem pertencido ao quadro das selecções nacionais contribuiu para aumentar o teu interesse em colaborar com as nossas selecções?

Sem dúvida, eu acompanhava a selecção A desde de que comecei a jogar BB e claro depois de ter um jogador tanto na selecção sub-21 como na selecção A, o meu interesse foi aumentando ao ponto de me disponibilizar para ajudar as nossas selecções no que fosse preciso.

9. O Campeonato Europeu entra agora na segunda fase. Quais as tuas expectativas?

Estou expectante para ver qual vai ser o nosso desempenho, mas vamos pensar jogo a jogo e no fim veremos como foi o nosso desempenho, mas até agora temos estado muito bem.

10. Uma palavra final para todos aqueles que agora começam a acompanhar as selecções e sonham ter no futuro um jogador seu a representar a nação?

Bem só vos posso dizer para treinarem os vossos jogadores com empenho e que prestem atenção aos conselhos do staff da selecção, pois nós estamos aqui para ajudar vocês a concretizarem esse sonho.



Já agora queria agradecer ao Ziad por se ter lembrado de mim para esta entrevista :P e desejar a todos boa sorte para o resto da temporada.

This Post:
00
79771.29 in reply to 79771.28
Date: 04/25/2009 11:24:05
Overall Posts Rated:
115115
Obrigado ao MadRaven pela sua disponibilidade e rápida colaboração.

Como sempre, esta entrevista está disponível também no site das Selecções Nacionais, aqui:

http://bbportugal.comuf.com/1_23_MadRaven.html

Entre um tuga e um cidadão do mundo... escolham um tuga ;)
Até breve.

This Post:
00
79771.30 in reply to 79771.29
Date: 05/02/2009 06:01:12
Overall Posts Rated:
115115
Com a fase decisiva do Europeu U21 em curso, teremos brevemente aqui a opinião de dois dos treinadores dos internacionais portugueses. O treinador do jovem base lançador Ideraldo Diesel, teacher, que orienta a equipa Xavelhas team, e também o treinador Lando, que conduz os destinos dos Fiscais Spurs e do poste Camilo Leitão.

This Post:
00
79771.31 in reply to 79771.30
Date: 05/02/2009 15:02:50
Overall Posts Rated:
115115
Xavelhas team milita na divisão III.14. O seu treinador, teacher, comanda o BL Ideraldo Diesel, um dos integrantes da Selecção Sub21, que procura fazer história no Europeu holandês. Aqui fica o seu testemunho.

1. No começo da época 5 quando Ideraldo Diesel entrou na tua equipa, via draft. Já treinavas bases ou o aparecimento deste jogador levou-te a alterar o foco do treino?

Sim, já treinava bases lançadores, comecei com o Canhoto e com o Faria, mas, nenhum deles conseguiu atingir níveis de selecção. Porém, com o treino que levaram deram uns óptimos Extremos para a minha equipa.

...

4. Tem sido difícil a gestão deste processo de desenvolvimento de um jogador internacional?

Nada difícil, felizmente temos e tivemos óptimos treinadores de selecções e todas as semanas eu mandava uma mensagem com a evolução do jogador e obtinha a resposta do que achavam que deveria ser o treino dele na semana seguinte. Tem sido um trabalho de equipa constante que já está a dar frutos mas que irá dar muitos mais.

5. Pensas que a médio prazo o Diesel chegará à selecção AA de forma consistente, destronando jogadores como o "eterno" Alvim?

Tal como já mencionei o meu sonho era que isso viesse a acontecer. No final da primeira época do Diesel eu pus uma mensagem no fórum com as características do Diesel (numa altura em que estava a desmotivar com o treino) e o treinador do Alvim disse que ele era muito jeitoso e que o seu jogador naquela altura não era tão bom como o Diesel. Como podem imaginar fiquei todo orgulhoso e motivado. Aconselho que os treinadores dos monstros da nossa AA incentivem os nossos treinadores mais inexperientes o que já acontece com alguns treinadores.

...

8. Que mensagem deixas aqueles que têm relutância em dedicar-se ao treino de um jovem jogador nacional, de forma a que atinja uma das nossas Selecções?

A pouco e pouco eu já fui deixando mensagens em toda a minha entrevista. Mas, uma das mais importantes é a não desmotivação por parte dos jovens treinadores com a evolução dos seus atletas, no fim da segunda época de treinos o jogador já não é o mesmo e o contributo para a equipa é totalmente diferente. Todas as semanas são importantes para a evolução dos futuros internacionais portugueses e quanto mais cedo decidirmos a posição que queremos treinar melhor. Eu ainda andei uma época a treinar postes com um treinador nível 3 (dos antigos) e quando me saiu o Diesel e o Pedrosa decidi passar para um nível 10 e todas as semanas tinha uma surpresa.

Um bom final de época para todos...


Como habitual, a entrevista completa está aqui;
http://bbportugal.comuf.com/1_24_teacher.html

Obrigado ao teacher pela pronta colaboração e disponibilidade demonstrada.


Last edited by Ziad Mbouh at 05/02/2009 15:04:21

This Post:
00
79771.32 in reply to 79771.31
Date: 05/04/2009 17:40:01
Overall Posts Rated:
115115
Camilo Leitao: Poste, 21 anos, Jogador Histórico, 2,11m.
Hoje no "Ziad Mbouh estrevista" ficam as palavras de Lando, o empenhado treinador dos Fiscais Spurs que conduz o desenvolvimento desta jovem estrela.

1. Camilo Leitão está no segundo nível mais alto de potencial de todo o BB. Qual foi a tua reacção e quais as primeiras ideias, quando no draft sai-te um jogador deste calibre?

Quando o Camilo Leitão me saiu no draft, eu ainda era um principiante, tinha começado a meio dessa época, mas fui lendo coisas sobre o potencial e vi logo que aquilo seria algo de importante e que o Leitão poderia dar um excelente jogador. Fui falando com o Damena, pelo fórum da selecção a perguntar se ele teria hipóteses de ir à selecção e ele sempre me disse que se eu o treinasse bem ele teria hipóteses de um dia representar a selecção. Fiquei bastante contente e animado para o treinar com o objectivo de um dia ele representar as cores nacionais.

...

5. Dá para perceber que tens tido grande empenho e orgulho na evolução e na chegada do Leitão à Selecção U21. O que tens a dizer a quem afirma que tens sacrificado demasiado o resto da equipa à conta do Leitão?

Eu acho que o esforço que os treinadores fazem para ver os seus jogadores na selecção nacional é bastante bem recompensado ao ver o seu jogador a jogar à beira dos melhores de todo o Mundo. Também penso que quem souber conciliar as duas coisas é fantástico. Eu, neste momento tenho uma equipa que acho equilibrada, nunca deixando de treinar o Leitão, por isso pode-se ter um jogador internacional e ter uma boa equipa.

6. Tendo em conta o potencial do Leitão, o objectivo final é arranjar a médio prazo um lugar na Selecção AA?

Sim, com o potencial que o Leitão tem, penso que poderá chegar à selecção AA. O próprio Damena disse que se eu continuasse a treiná-lo bem, ele poderia chegar lá, mas sem certezas. Mas por agora prefiro pensar só na selecção sub-21 e mais tarde vemos o que o futuro nos reserva.

...

9. Que conselhos deixas a quem quer treinar um jovem português e que sonha vê-lo a representar a bandeira nacional?

O maior conselho que eu acho que devo dar a quem quiser treinar um jovem português é nunca desistir de o treinar, mesmo que ele inicialmente não tenha muitas hipóteses de ir a selecção nacional, porque se o treino foi bem rentabilizado, a qualquer momento pode ser chamado, por isso, nunca desista. FORÇA PORTUGAL !!!


A entrevista completa está aqui;
http://bbportugal.comuf.com/1_25_Lando.html

Obrigado ao Lando pelo seu generoso contributo.

Last edited by Ziad Mbouh at 05/04/2009 17:40:27

This Post:
00
79771.33 in reply to 79771.32
Date: 05/04/2009 20:56:04
Overall Posts Rated:
5252
Hoje no "Ziad Mbouh estrevista" ficam as palavras de Lando, o empenhado treinador dos Fiscais Spurs que conduz o desenvolvimento desta jovem estrela.


Esta introdução transpira classe! :P

Advertisement