Gostava de esclarecer o seguinte: eu não sou um Miami Heat "hater", nem um Lebron James "hater". No máximo dos máximos, sou um Lebron James "despiser". E isto porque achei a maneira como ele tratou a sua saída de Cleveland do mais baixo grau de profissionalismo. Não sou da opinião que ele tivesse de ficar para sempre em Cleveland (mas sou da opinião que o seu legado seria mil vezes maior caso tivesse ficado e conseguido nem que fosse um título) e acho que um atleta profissional tem o direito de escolher o rumo da sua vida profissional. Mas o James poderia ter feito o que fez de uma maneira totalmente diferente. Devia ter avisado a direcção do clube da sua intenção logo de ínicio, não os devia ter levado ao engodo que ia ficar, fazendo com que o clube até contratasse um novo treinador, que só veio para Cleveland por causa do James, e depois deixa-los de mãos a abanar e humilhando-os, e aos apoiantes do clube, fazendo aquele degradante espectáculo televisivo. Mas divago.
Em relação aos Heat, volto a dizer, não sou um "hater". Gosto muito do Wade, acho-o um excelente jogador, ambicioso e um grande líder. Agora não entro na onda de que os Heat são a melhor equipa de basquete a agraciar a Terra. Vejo grandes falhas no plantel que só com muito trabalho e sacrifício (e alguma sorte) podem ser superadas. Passo a enumerá-las:
1) Tanto o Lebron James como o Wade são penetradores e não atiradores. Ambos têm grandes dificuldades com os seus lançamentos longos. Não só as defesas vêem o seu trabalho facilitado porque podem desleixar a defesa do perimetro para colapsar sobre as linhas de penetração, como os próprios Lebron e Wade podem atrapalhar-se na execução dos seus ataques.
2) Bosh não está ao nível dos outros dois, longe disso. Acho-o superestimado. Não é bom defensor, é um jogador de "finesse" mas tem a reputação de estrela por ser o go-to-guy dos Raptors. A não ser que abraçe de alma e coração o papel de âncora defensiva (tal como o Garnett fez nos Celtics após ser durante largas épocas a estrela dos Wolves) vai ser mais empecilho que solução.
3) Das "Two & 1/2 Stars" só o Wade é verdadeiramente "clutch". O Bosh passou muitos anos numa equipa perdedora e o Lebron nas 2 últimas épocas soçobrou em momentos decisivos dos play-offs ( a última das quais causou grande burburinho em Cleveland).
4) Fraquíssimo nível do elenco de suporte. Haslem, Miller, Arroyo, Chalmers e agora Dampier são os únicos a ter em conta. E desses o Hasleem está lesionado até Fevereiro, o Miller só agora volta de lesão e o Dampier acabou de chegar e ainda se está a adaptar à equipa. Tudo o resto é carne para canhão . Os Heat campeões de 2006 tinham Payton, Posey, Eddie House, Antoine Walker, Jason Williams e o acima mencionado Haslem.
5) A meu ver, os Heat têem deficiências em 2 posições-chave: "point guard" e poste. Arroyo e Chalmers não me parecem material de "starter" na posição de base (aqui os Heat deviam ter ido buscar o Steve Blake). Na posição de poste, que vinha sendo preenchida pelo Haslem até à sua lesão, numa adaptação bem sucedida, só a vinda do Dampier melhora as perspectivas. O Ilgauskas está velho e só pode dar poucos minutos de grande intensidade e o resto é, perdoem-me a franqueza, gajos para fazer faltas.
No entanto, nenhuma destas coisas que eu mencionei impede que os Heat não façam uma boa campanha e, quem sabe, cheguem à Final. Para qualquer dos pontos negativos que eu apontei há soluções, sejam elas a contratação (se possível) de um ou mais jogadores, a adopção de tácticas de jogo que maximizem os pontos fortes do plantel ou o fortalecimento do espirito de grupo da equipa.
Last edited by Petrus Magnus at 12/21/2010 10:48:13 PM