Neste mesmo tópico há sensivelmente 3 meses (ou 1 época de BB) atrás foi efetuado o relatório sobre o estado da Nação. Pode ser consultado aqui:
(171081.162)Este é o estado da Nação após a época 16:
BPGraças ao esforço do Petrus e do Nenhum, durante a última época não necessitamos de convocar mais jogadores para esta posição. Não só porque o Calafate e o Bola são os melhores bases nacionais mas também porque ambos continuaram a treinar não podendo deixar de destacar o facto do Calafas aos 29 anos ter arrancado 5 pops durante a época (salvo erro). Agora qual Samuel Massas, com 30 cara#$%!!! vamos ver se ainda nos surpreende mais.
Em relação ao resto do gang, entre o Gamboa, o Saladino Peres, o Dionísio Madureira e o Ascenção, temos opções para qualquer eventualidade para além da garantia que nos dão ao manter o seu treino. Nota para o facto de que 2 deles estão à venda e era importante que por cá ficassem.
A médio prazo aparecem outros valores a despontar pelo que não creio que iremos ter problemas nesta posição.
Julgo que muitas vezes a maior parte dos utilizadores não têm uma ideia concreta e actual sobre o nível necessário para os jogadores chegarem à selecção AA. Nesta posição podemos dizer que um 17 a lançamento, 17 a defesa exterior e 16 a passe não chega para que o jogador seja convocado.
BLEm relação à epoca passada, penso que aqui é onde irão surgir as maiores novidades. É chegada a hora de começar a sucessão na posição de Base Lançador e creio que esta poderá ter sido a última temporada em que clássicos como o Veloso e o Júnior representaram a nossa selecção. Mantenho o Correia em equação porque as suas secundárias ajudam um bocadinho. De qualquer forma, uma vez mais é de registar as belas formas que sempre nos proporcionaram o Raven, Balbas e o Ardinário. Ou seja, também aqui tivemos a vantagem de termos os 3 BL's em equipas de confiança.
Já durante a temporada, graças ao trabalho contínuo do amigo 2manytshirts, o Meira surgiu na equipa como opção (não só para BL mas também para extremo em algumas circunstâncias) e no futuro dificilmente sairá da equipa. A ele podem-se unir os nomes do Porfírio Alho, André Saraiva, Gil Cotovio, Gustavo Guedes e mais ou outro dos muitos que temos a treinar. A diferença será efetuada ao nível de skills como distância, passe e skills interiores. Em termos de referência, podemos dizer que o 17 a lançamento e 17 a defesa exterior não chegam sequer para entrar no top 10.
ExtSe perderam um pouco de tempo a ler o que disse no tópico relativo à época passada, constatam que realmente esta era a posição onde residia (e ainda reside) a nossa maior preocupação. Em termos competitivos esta foi a época "da viragem", de uma vez por todas o Almada assumiu-se como a opção nº1 já não havendo sequer competição possível com o Samuel, também ele agora um trintão e cada vez mais perto de sair das nossas escolhas. Felizmente tanto o Heitor dos Santos como o Rui Vaz continuaram a treinar e este último foi a grande surpresa da época porque graças a um novo treinador chinês (!!!) recebeu os pops que precisava para jogar ao mais alto nível. Em relação às restantes opções temos alguma fé em 2 jovens de 23 anos, apesar do potencial não ser o mais desejável, treinam de forma regular e com bons treinadores. Há que ter fé até porque gostei bastante de alguns dos jovens que transitaram da BD dos Sub-21.
Pausa para café
Last edited by Martinêz at 7/28/2011 5:35:32 PM