BuzzerBeater Forums

BB Portugal > National Team Debate Thread

National Team Debate Thread (thread closed)

Set priority
Show messages by
This Post:
00
169039.25 in reply to 169039.23
Date: 1/11/2011 8:17:44 PM
Overall Posts Rated:
344344
Em primeiro lugar que dizer que gostaria que todos os candidatos apresentassem as suas respostas, porque as questões são dirigidas a todos.
São estas as questões:
1 - O que pensam sobre do valor da nossa actual NT e sobre a margem de progressão que os habituais jogadores que vêm sendo seleccionados ainda têm?
2 - "O futuro da nossa NT depende muito da nossa comunidade". Comenta a frase...

Boa sorte aos candidatos.


Agora que estou com o gás todo.

1.
Não sou conhecido por ser pessimista e muito menos cócó (nada contra os cócós, diga-se de passagem). Mas...
Vejo esta qualificação como a mais difícil de sempre e penso que temos de trabalhar muito mais para que a nossa selecção tenha alguma hipótese de jogar um dia um Mundial.

Com isto não quero dizer que o trabalho efectuado tenha sido mau que fique bem claro. Quem está atento a este mundo verifica que nas últimas épocas a hierarquia das selecções mudou por completo. Até aqui existiam 4 monstros chamados Espanha, Itália, França e Alemanha. Neste último europeu, 3 delas nem à fase final foram. Portugal fazia parte de um segundo grupo de selecções bastantes fortes. O que mudou?
Agora existe um grupo muito alargado de selecções fortes, países de nível médio como Macedónia\Bulgária ou tantos outros podem perfeitamente eliminar um grande candidato durante uma qualificação mediante a aplicação do esforço devido em dado jogo. Tudo está muito mais aberto e competitivo porque chegamos a um ponto em que a maioria dos grandes jogadores entram na casa dos 27/28 anos e em todos os países encontramos bases de 100K e postes de 200.

Ou seja, a diferença faz-se pelo tamanho da base de recrutamento e pela gestão dos jogadores internacionais e com isto entro no ponto 2.

2. A nossa base de recrutamento é excessivamente curta de momento. Conforme podem ver pelo post que o Raven deixou hoje, nós temos jogadores praticamente do mesmo nível que os outros de modo a criar uma equipa com 12 jogadores competitivos. O problema é que falhando as formas, não temos o mesmo leque de alternativas que outros têm de momento.

Então passamos à fase da gestão dos internacionais e ao grande objectivo a que me proponho. Ao lidar de perto com o fenómeno Chile (200 users +/-) e com outras selecções presentes no mundial, verifica-se que grande parte do sucesso destes países consiste em organizar a comunidade de modo a manter dentro de portas os seus jogadores internacionais.

O meu grande objectivo é esse. Não há desculpas, nós temos de juntar uma boa parte dos users nacionais da 1ª e 2ª liga e tratar de gerir a compra dos nossos maiores talentos. Não só aqueles que estão na equipa, como aqueles que podem lá chegar. Bolas, eu tenho 2 potenciais convocáveis e não tenho problemas de salários, aliás consigo juntar 200K todas as semanas e, misteriosamente, até sou competitivo. Por isso é perfeitamente possível. Através da criação de um rede organizada podemos perfeitamente manter os nossos monstros por cá, salvo uma ou outra excepção. Nesse aspecto a questão comunicação que foquei no discurso entra em acção.

Sobre o papel dos users de outras divisões também tenho umas ideias pois creio que deverão ter um papel igualmente importante, mas isso deixo para depois (ou para já a seguir, depende do interesse que acharem que tem esta questão).





This Post:
00
169039.26 in reply to 169039.24
Date: 1/11/2011 8:33:10 PM
Overall Posts Rated:
344344
Ora cá vai:

Na tua opinião não são necessários scouts, porque vais seguir apenas um grupo muito restrito de jogadores. Ora se até aqui eram acompanhados um grupo mais vasto de jogadores o que permitiu e terá reflexos no futuro, num maior leque de escolhas e por conseguinte um aumento de qualidade dos nossos jogadores, não será 1 passo atrás?

Outro ponto é: Também no anterior mandato sempre foi incentivado o debate 'técnico-táctico' e não foi por isso que o mesmo existiu. (O professor chibanga já existiu antes, no qual já ajudei, e não foi por aí que se discutia mais as ditas cujas) Como é que vais aumentar o debate em torno da selecção?



Porque toda a gente sabe que um scout dos AA tem a seu cargo dúzia e meia de jogadores e em média recebe 2 actualizações por semana ou mesmo uma em 3 semanas como já ouvi dizer.

Eu não disse que o grupo ia ser mais restrito, verifica lá por favor. O que eu disse é que mantendo a mesma base, ela pode ser perfeitamente seguida pelo seleccionador já que ter 5 scouts que na prática não têm nada para fazer é um desperdício. Ou então é só porque é bonito aparecer no staff, acho que dá para perceber a ideia.

Em relação à segunda questão, antes dos jogos vamos falar das formas e das skills dos adversários, explicar as opções tácticas que se nos deparam, mostrar as tácticas dos adversários em jogos anteriores, etc. Depois do jogo não terei qualquer problema em dizer que fomos BPD com o base X porque este tem mais isto e aquilo que o base Y, ou que foi o Almada a extremo porque tem mais isto e esperavamos que do lado contrário defendessem individual com o ZZZ a extremo. Isto não foi feito ainda e parece que é crime dizer este tipo de coisas nos fóruns como se nos outros países os treinadores bem preparados já não conhecessem as skills da maioria dos nossos jogadores. O seleccionador espanhol fez isso em todos os jogos do mundial de há 2 épocas e não foi por isso que não foram campeões do mundo.

Qq dúvida apita.

This Post:
00
169039.27 in reply to 169039.26
Date: 1/12/2011 8:30:37 AM
Overall Posts Rated:
135135
Por acaso não concordo com a parte de não serem necessários scouts. Há, por exemplo, jogadores com 22 anos acabados de sair das 'mãos' dos scouts dos sub-21 que continuarão a precisar de ser acompanhados.

(não tenho tempo agora para aprofundar mais, mais logo)

This Post:
00
169039.28 in reply to 169039.27
Date: 1/12/2011 9:01:59 AM
Overall Posts Rated:
344344
Esses são em número menor ao daqueles de 25/26/27 anos que estavam na BD da selecção AA e que não interessa continuar a seguir, quer porque não treinam, quer porque mesmo treinando, já lá não chegam.

Os actuais scouts da selecção AA podem confirmar qual o exacto número de jogadores que efectivamente respondiam aos seus pedidos de actualização e qual o ritmo a que o faziam. Gerir o ficheiro e os contactos de meia-centena de jogadores é coisa de menino para quem está habituado a fazê-lo, como tu sabes.

Ainda sobre os scouts, tenho uma outra ideia para lançar que envolve a selecção sub-21 e os tais utilizadores de divisões inferiores que não têm capacidade financeira para aguentar os nossos monstros.

Pegando na mensagem do Damena, e apesar de neste momento não exercer nenhum cargo oficial, deixo o apelo para que o pessoal tente comprar algum dos muitos bons jogadores nacionais que estão agora no mercado.

This Post:
00
169039.30 in reply to 169039.28
Date: 1/12/2011 12:15:05 PM
Overall Posts Rated:
1414
A meu ver, a questão dos scouts não é tão linear como tu a fazes parecer.

No meu caso, destes 4 anos que tive com o Damena e o Mad, respectivamente, o número de Postes que me "limitei" a seguir, a aconselhar e a ajudar ainda foram bastantes. Se algum lá chegou? Sim, vários. Se continuam a treinar? Bastantes. Se vários deixaram de responder? Sim, imensos. Existe sempre os dois lados da questão, mas, para mim, houve uma enorma melhora no campo dos Postes.

Não confirmo números porque não os sei nem me está a apetecer ir abrir o Excel mas posso dizer que entre os 40-50 treinavam/treinam até esta última época, desde que entrei para o cargo.

E também não confirmo que "Gerir o ficheiro e os contactos de meia-centena de jogadores é coisa de menino para quem está habituado a fazê-lo, como tu sabes.". Se te referes a a anotar as evoluções, certo. O problema é que é BEM MAIS que isso...


This Post:
00
169039.32 in reply to 169039.31
Date: 1/12/2011 12:44:46 PM
Overall Posts Rated:
344344
Penso que explicaste bem a questão.

O que é que eu posso elucidar mais... eu acompanharei os jogadores e os treinadores...não esqueçam que mesmo quando estive nos Sub-21 tinha a shortlist que era eu próprio que seguia. Na época em que o Raven teve de sair ainda juntei a isso todos os BL's (alguns deles ainda foram muito importantes nesta última sub-21), não é por aí que os jogos não foram preparados ao pormenor como alguns bem sabem, aliás ainda estão disponíveis na velha tasca se esta estiver online.

Seguir os jogadores é algo simples desde que haja disponibilidade. Para mim o que importa elucidar é que há um trabalho a ser feito junto dos treinadores que passa pela criação de um grupo alargado de utilizadores que queira contribuir para protegermos os nossos melhores jogadores de modo a que estes não saiam de Portugal. Ou seja, o staff poderá ser composto por todos nós, é algo bem mais importante do que a questão dos scouts mas se for preciso alguma explicação adicional, é só dizer.

This Post:
00
169039.33 in reply to 169039.31
Date: 1/12/2011 12:52:45 PM
Overall Posts Rated:
344344
E quanto ao grupo que nos saíu, depois falo mais um bocadinho sobre isso.

Para já, importa dizer que o Raven ainda é o seleccionador e por isso a mijeira continua. Tivemos muita sortinha.

Quanto a mim, se não passarmos neste grupo então podem dizer que o próximo seleccionador é um murcão.

This Post:
00
169039.35 in reply to 169039.31
Date: 1/12/2011 1:07:34 PM
Overall Posts Rated:
1414
Eu nem tenho em conta os que nomiaste, porque é mais para 'encher-chouriços', perdoem-me a expressão, do que outra coisa. E mesmo tirando esses e mais aqueles com potencial mas que não respondem ainda sobram bastantes...Em contrapartida, só digo isto Damena, Borges e Mata (Olegário nesta época.).

Qualquer das formas, boa sorte com tudo M.

Advertisement