BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Set priority
Show messages by
This Post:
00
79771.26 in reply to 79771.25
Date: 04/25/2009 07:19:50
Overall Posts Rated:
115115
Teremos aqui, em breve, as palavras de MadRaven, treinador do extremo internacional português Eduardo Botelho e elemento do staff técnico na Selecção Sub21.
MadRaven é o líder da equipa Vietnamitas, actualmente na divisão II do BB.

This Post:
00
79771.27 in reply to 79771.26
Date: 04/25/2009 08:24:55
Overall Posts Rated:
7777
1. Eduardo Botelho foi escolhido por ti no draft respeitante à temporada 3. Tendo ele 1,90 de altura, encaraste-o logo como um extremo ou viste nele primeiro um futuro base?

Por acaso foi um história engraçada, já que ele saiu-me no draft com boas skills interiores e como eu treinava postes na altura e ainda não sabia lá muito bem a importância da altura no treino, comecei-lhe a treinar a poste.
Depois de uma conversa com o Damena é que chegamos à conclusão que ele tinha mais futuro como extremo e a partir daí começou a evolução do Botelho como extremo.

2. Sendo a opinião geral que a posição de extremo é a mais difícil de ser treinada, por necessitar de grande equilíbrio de skills interiores e exteriores, como tem sido esse desafio?

Ao princípio foi difícil, porque tive de abdicar da evolução dos meus postes, que era o ponto mais forte da minha equipa na altura para começar a treinar o Botelho só numa posição nas skills exteriores que estavam algo baixas na altura, mas depois de o equilibrar nas skills interiores e exteriores obtive também o equilíbrio da minha equipa e aí tornou-se mais fácil a sua evolução.

3. Geralmente quem treina determinada posição, junta um conjunto de jogadores para acompanharem o treino dessa futura vedeta. Como é no caso de um extremo, que necessita de treinos exteriores e interiores, adequados a jogadores de características diferentes?

Ao princípio como treinava postes tinha uns 4 postes que treinavam com ele, mas depois quando comecei a treinar as skills exteriores tive de abdicar de alguns desses postes, para comprar uns jogadores exteriores para evoluírem com ele, mas tive muita sorte nessa altura, pois já tinha alguns bases novos que me tinham saído do draft daí só tive de comprar mais um base com potencial e a partir daí como só treinei as skills exteriores foi mais fácil, pois era como treinasse bases.

4. Qual tem sido a importância e o contributo de um jogador como o Botelho, primeiro na divisão III e agora na II?

Tem tido uma grande importância, pois como poucos treinadores apostavam em extremos na altura, o Botelho fazia toda a diferença nessa posição levando a equipa às costas e decidindo muitos jogos a meu favor e agora continua a fazer diferença e cada vez marca mais pontos por jogo.

5. Pensas que o Eduardo Botelho ainda tem margem de crescimento das suas qualidades? Se sim, quanto mais?

Eu no princípio da temporada pensava que sim, mas ele evoluiu nas primeiras semanas e depois deixou de evoluir tão rapidamente como esperava, daí que na próxima temporada talvez deixe de o treinar.

6. Já contavas com o salto para a Selecção AA do Botelho esta época?

Acho que posso dizer que sim, pois ele já lá tinha estado, mas ainda tive algumas dúvidas, pois ele tinha passado da selecção A para a selecção sub-21 na época passada e aí pensei que havia melhores extremos na selecção A, mas como continuei a treina-lo o Damena deu-me as boas notícias no principio desta época.

This Post:
00
79771.28 in reply to 79771.27
Date: 04/25/2009 08:26:49
Overall Posts Rated:
7777
7. Recentemente juntaste-te ao staff da Selecção Nacional Sub21. Como tem sido o desafio?

Foi difícil na 1º semana, pois tive de mandar muitos BB-Mails para receber as actualizações de todos os jogadores que estou encarregado de seguir, mas a partir daí tem sido um prazer ajudar a selecção sub-21 e ajudar a evolução dos bases portugueses mais novos.

8. O facto de treinares um jogador que tem pertencido ao quadro das selecções nacionais contribuiu para aumentar o teu interesse em colaborar com as nossas selecções?

Sem dúvida, eu acompanhava a selecção A desde de que comecei a jogar BB e claro depois de ter um jogador tanto na selecção sub-21 como na selecção A, o meu interesse foi aumentando ao ponto de me disponibilizar para ajudar as nossas selecções no que fosse preciso.

9. O Campeonato Europeu entra agora na segunda fase. Quais as tuas expectativas?

Estou expectante para ver qual vai ser o nosso desempenho, mas vamos pensar jogo a jogo e no fim veremos como foi o nosso desempenho, mas até agora temos estado muito bem.

10. Uma palavra final para todos aqueles que agora começam a acompanhar as selecções e sonham ter no futuro um jogador seu a representar a nação?

Bem só vos posso dizer para treinarem os vossos jogadores com empenho e que prestem atenção aos conselhos do staff da selecção, pois nós estamos aqui para ajudar vocês a concretizarem esse sonho.



Já agora queria agradecer ao Ziad por se ter lembrado de mim para esta entrevista :P e desejar a todos boa sorte para o resto da temporada.

This Post:
00
79771.29 in reply to 79771.28
Date: 04/25/2009 11:24:05
Overall Posts Rated:
115115
Obrigado ao MadRaven pela sua disponibilidade e rápida colaboração.

Como sempre, esta entrevista está disponível também no site das Selecções Nacionais, aqui:

http://bbportugal.comuf.com/1_23_MadRaven.html

Entre um tuga e um cidadão do mundo... escolham um tuga ;)
Até breve.

This Post:
00
79771.30 in reply to 79771.29
Date: 05/02/2009 06:01:12
Overall Posts Rated:
115115
Com a fase decisiva do Europeu U21 em curso, teremos brevemente aqui a opinião de dois dos treinadores dos internacionais portugueses. O treinador do jovem base lançador Ideraldo Diesel, teacher, que orienta a equipa Xavelhas team, e também o treinador Lando, que conduz os destinos dos Fiscais Spurs e do poste Camilo Leitão.

This Post:
00
79771.31 in reply to 79771.30
Date: 05/02/2009 15:02:50
Overall Posts Rated:
115115
Xavelhas team milita na divisão III.14. O seu treinador, teacher, comanda o BL Ideraldo Diesel, um dos integrantes da Selecção Sub21, que procura fazer história no Europeu holandês. Aqui fica o seu testemunho.

1. No começo da época 5 quando Ideraldo Diesel entrou na tua equipa, via draft. Já treinavas bases ou o aparecimento deste jogador levou-te a alterar o foco do treino?

Sim, já treinava bases lançadores, comecei com o Canhoto e com o Faria, mas, nenhum deles conseguiu atingir níveis de selecção. Porém, com o treino que levaram deram uns óptimos Extremos para a minha equipa.

...

4. Tem sido difícil a gestão deste processo de desenvolvimento de um jogador internacional?

Nada difícil, felizmente temos e tivemos óptimos treinadores de selecções e todas as semanas eu mandava uma mensagem com a evolução do jogador e obtinha a resposta do que achavam que deveria ser o treino dele na semana seguinte. Tem sido um trabalho de equipa constante que já está a dar frutos mas que irá dar muitos mais.

5. Pensas que a médio prazo o Diesel chegará à selecção AA de forma consistente, destronando jogadores como o "eterno" Alvim?

Tal como já mencionei o meu sonho era que isso viesse a acontecer. No final da primeira época do Diesel eu pus uma mensagem no fórum com as características do Diesel (numa altura em que estava a desmotivar com o treino) e o treinador do Alvim disse que ele era muito jeitoso e que o seu jogador naquela altura não era tão bom como o Diesel. Como podem imaginar fiquei todo orgulhoso e motivado. Aconselho que os treinadores dos monstros da nossa AA incentivem os nossos treinadores mais inexperientes o que já acontece com alguns treinadores.

...

8. Que mensagem deixas aqueles que têm relutância em dedicar-se ao treino de um jovem jogador nacional, de forma a que atinja uma das nossas Selecções?

A pouco e pouco eu já fui deixando mensagens em toda a minha entrevista. Mas, uma das mais importantes é a não desmotivação por parte dos jovens treinadores com a evolução dos seus atletas, no fim da segunda época de treinos o jogador já não é o mesmo e o contributo para a equipa é totalmente diferente. Todas as semanas são importantes para a evolução dos futuros internacionais portugueses e quanto mais cedo decidirmos a posição que queremos treinar melhor. Eu ainda andei uma época a treinar postes com um treinador nível 3 (dos antigos) e quando me saiu o Diesel e o Pedrosa decidi passar para um nível 10 e todas as semanas tinha uma surpresa.

Um bom final de época para todos...


Como habitual, a entrevista completa está aqui;
http://bbportugal.comuf.com/1_24_teacher.html

Obrigado ao teacher pela pronta colaboração e disponibilidade demonstrada.


Last edited by Ziad Mbouh at 05/02/2009 15:04:21

This Post:
00
79771.32 in reply to 79771.31
Date: 05/04/2009 17:40:01
Overall Posts Rated:
115115
Camilo Leitao: Poste, 21 anos, Jogador Histórico, 2,11m.
Hoje no "Ziad Mbouh estrevista" ficam as palavras de Lando, o empenhado treinador dos Fiscais Spurs que conduz o desenvolvimento desta jovem estrela.

1. Camilo Leitão está no segundo nível mais alto de potencial de todo o BB. Qual foi a tua reacção e quais as primeiras ideias, quando no draft sai-te um jogador deste calibre?

Quando o Camilo Leitão me saiu no draft, eu ainda era um principiante, tinha começado a meio dessa época, mas fui lendo coisas sobre o potencial e vi logo que aquilo seria algo de importante e que o Leitão poderia dar um excelente jogador. Fui falando com o Damena, pelo fórum da selecção a perguntar se ele teria hipóteses de ir à selecção e ele sempre me disse que se eu o treinasse bem ele teria hipóteses de um dia representar a selecção. Fiquei bastante contente e animado para o treinar com o objectivo de um dia ele representar as cores nacionais.

...

5. Dá para perceber que tens tido grande empenho e orgulho na evolução e na chegada do Leitão à Selecção U21. O que tens a dizer a quem afirma que tens sacrificado demasiado o resto da equipa à conta do Leitão?

Eu acho que o esforço que os treinadores fazem para ver os seus jogadores na selecção nacional é bastante bem recompensado ao ver o seu jogador a jogar à beira dos melhores de todo o Mundo. Também penso que quem souber conciliar as duas coisas é fantástico. Eu, neste momento tenho uma equipa que acho equilibrada, nunca deixando de treinar o Leitão, por isso pode-se ter um jogador internacional e ter uma boa equipa.

6. Tendo em conta o potencial do Leitão, o objectivo final é arranjar a médio prazo um lugar na Selecção AA?

Sim, com o potencial que o Leitão tem, penso que poderá chegar à selecção AA. O próprio Damena disse que se eu continuasse a treiná-lo bem, ele poderia chegar lá, mas sem certezas. Mas por agora prefiro pensar só na selecção sub-21 e mais tarde vemos o que o futuro nos reserva.

...

9. Que conselhos deixas a quem quer treinar um jovem português e que sonha vê-lo a representar a bandeira nacional?

O maior conselho que eu acho que devo dar a quem quiser treinar um jovem português é nunca desistir de o treinar, mesmo que ele inicialmente não tenha muitas hipóteses de ir a selecção nacional, porque se o treino foi bem rentabilizado, a qualquer momento pode ser chamado, por isso, nunca desista. FORÇA PORTUGAL !!!


A entrevista completa está aqui;
http://bbportugal.comuf.com/1_25_Lando.html

Obrigado ao Lando pelo seu generoso contributo.

Last edited by Ziad Mbouh at 05/04/2009 17:40:27

This Post:
00
79771.33 in reply to 79771.32
Date: 05/04/2009 20:56:04
Overall Posts Rated:
5252
Hoje no "Ziad Mbouh estrevista" ficam as palavras de Lando, o empenhado treinador dos Fiscais Spurs que conduz o desenvolvimento desta jovem estrela.


Esta introdução transpira classe! :P

This Post:
00
79771.34 in reply to 79771.33
Date: 05/05/2009 06:01:00
Overall Posts Rated:
115115
LOL fazer isto depois de ver o Mário Crespo é o que dá ;p

This Post:
00
79771.35 in reply to 79771.34
Date: 06/19/2009 07:04:25
Overall Posts Rated:
115115
Pois é, voltamos a dar voz aos treinadores dos nossos internacionais portugueses.
Teremos aqui em breve, as palavras de PedroPinto, manager da Fundação Pedro Pinto, equipa da II.1 portuguesa e que acaba de ver o seu jovem base Márcio Aparício convocado para a Selecção U21.
Seguidamente, teremos a colaboração de HelderF, scout de postes da Selecção Nacional AA, e treinador dos Ovar Flash Vipers da Liga Nacional. Na sua equipa, destacam-se Nélson Silva e Daniel Pinhal, internacionais AA e U21, respectivamente.

This Post:
00
79771.36 in reply to 79771.35
Date: 06/21/2009 16:29:44
Overall Posts Rated:
22
1.Quando o Márcio Aparício veio-te parar às mãos no draft da temporada 6, já treinavas bases?
Sim, desde que comecei a jogar BB sempre treinei bases, não conhecia o jogo então optei por treinar este tipo de jogadores

2. O objectivo desde o início era um lugar na Selecção U21?
Nunca me passou pela cabeça vir a ter um jogador na selecção U21, lia pouco as conferencias nacionais e não me interessava muito, mas um dia recebi uma mensagem do Nuno_blue (nessa altura scout da selecção nacional) a pedir para mostrar as skills do Márcio e depois perguntou me se eu estava disposto a treiná-lo para um dia poder vir a integrar a selecção nacional, a partir daí comecei a treina-lo todas as semanas ( a partir de meio da época 6) e nunca mais parou de receber treinos.

3. Tem sido difícil a gestão deste processo de desenvolvimento de um jogador internacional?
Para mim não é difícil porque em todas as épocas faço um plano de treino para os jogadores não só para o Márcio mas para os outros jogadores que estou a treinar, mas sempre com maior foco no treino que o Márcio precisa claro.

4. Qual a importância que dás à presença de um jogador teu e desenvolvido por ti, na Selecção Nacional?
É muito gratificante ver o nosso trabalho ser recompensado com a ida de um jogador a uma selecção nacional, significa que é um dos melhores jogadores do nosso país, ainda por cima o Márcio só tem 20 anos e ainda tem muito para evoluir e muito para dar á selecção!

5. Como tem sido conseguida a evolução do restante plantel, tendo em conta o foco de treino estar direccionado para o base?
Consegui treinar alguns jogadores (bases) antes do Márcio integrar a minha equipa, com esse dinheiro reforcei os sectores que estavam mais desfalcados ficando com uma equipa mais equilibrada. Acho que neste momento, a minha equipa é equilibrada para o nível pretendido.

6. Com o potencial que tem, "Vedeta", pensas que é possível chegar à Selecção AA?
Sim acho possível o Márcio chegar á selecção AA, ele ainda tem 20 anos e tem muito para evoluir. Não sei até onde pode progredir um jogador com potencial “vedeta” mas deve atingir valores aceitáveis para conseguir integrar uma selecção AA

7. Alguns estranharam a convocação do teu jovem base, quer pela idade, quer pelo ordenado. Queres deixar uma palavra?
Para mim, se o Márcio está na selecção U21 neste momento é porque merece e tem qualidade para lá estar, sei que há jogadores de 21 anos ligeiramente melhores que o Márcio mas como eu treino-o todas as semanas de certeza que irá chegar rapidamente ao nível desses jogadores.
Em relação ao ordenado, as vezes engana olhar só para o ordenado de um jogador sem ver as suas características. O Márcio tem as suas skills muito equilibradas talvez seja por isso que tem o ordenado baixo.

8. No draft da temporada seguinte, Nélio Cunhal veio-se juntar ao Aparício. O objectivo - Seleccção U21 - é o mesmo?
Sim, foi um objectivo a que me propus quando ele saiu me no darft. Talvez um dia tenha 2 bases na selecção nacional AA ou já para a próxima época os 2 na U21 :P

9. Que mensagem deixas aqueles que têm relutância em dedicar-se ao treino de um jovem jogador nacional, para que atinja uma das nossas Selecções?
Treinem os vossos jogadores todas as semanas e mesmo que ele não suba durante uma semana ou duas seguidas não desistam porque só com tempo e persistência é que conseguimos treinar os jogadores para que fiquem ao nível de uma selecção nacional. Oiçam os scouts, eles ajudam-nos muito com o treino dos nossos jogadores e dão dicas muito boas ;)

Adoptem um tuga e façam dele um jogador de selecção!!!






Last edited by PedroPinto at 06/21/2009 16:30:53

Advertisement