Ao tentar colocar as coisas em perspectiva, creio que isto ficou feio tão rapidamente devido a uma outra troca de posts, igualmente pouco amistosa, que houve à uns meses atrás no fórum da LN. Curiosamente, creio que a acusação inicial era semelhante. Resumidamente, tratava-se de um possível ódio de estimação do damena por um jogador. Desta vez, baseada na expressão de uma opinião contendo valores de mercado especulativos, que teriam de ser propositadamente inflacionados para garantir segurança na compra do jogador, numa altura em que o mercado está volátil.
No seguimento do que o Petrus disse, apesar do damena ser GM, Seleccionador Nacional e um dos jogadores mais experientes da nossa comunidade, isto não o torna menos humano. Como tal, ele está sujeito às mesmas condições que todos nós, nomeadamente, o lapso. Algo com mais probabilidades de acontecer nestes exercícios especulativos. Ou seja, o que ele expressa enquanto indivíduo (e não como GM), deve ser interpretado apenas como uma opinião. E tratando-se de uma mera opinião pessoal, não é necessário que seja geralmente aceite.
O preço real de um jogador, cabe ao mercado decidir. E apesar de ser uma entidade abstracta do qual todos fazemos parte, os efeitos são bastante personalizados e dependem da intersecção de várias conjunturas. Por isso, imaginemos o mercado como sendo uma pirâmide. Muita gente com fluidez financeira para comprar o tipo de jogador básico e à medida que vamos subindo na qualidade dos jogadores, menos vão sendo os possíveis compradores e mais estamos susceptíveis ás tais conjunturas. Como tal, o desnível acentuado entre qualidade/preços que vemos na base da pirâmide vai-se esbatendo à medida que vamos chegando ao topo da pirâmide. E isto deve-se a vários motivos, que podem ir dos limites salariais das equipas ao simples sentimento de hesitação em investir uma quantia tão grande num só jogador. Ou seja, vender este tipo de jogadores por mais que uma determinada quantia implica ter uma conjuntura muito favorável. E isto às vezes significa que um determinado jogador pode ser vendido por 10M num dia e um exactamente igual por 9M noutro dia. Não tenho nenhuma dúvida que são ambos jogadores muito bons, mas estão direccionados para posições diferentes. O Castanheira começou com melhores secundárias e isso dá-lhe alguma vantagem, mas ao fazer as contas com os dados que tenho aqui (sujeitos a estarem desactualizados), a diferença entre os dois nas skills exteriores é de 3 níveis. Diferença que pode ser facilmente justificada pelo Sereno ter um bocado mais de Distância e de Passe, visto serem dois treinos bastante morosos em Bases. Por isso, a minha opinião é que a especulação do damena até foi bastante cuidada ao atribuir 1M de diferença entre jogadores, que para o topo da pirâmide é uma exorbitância.
Tendo isto em conta, gostaria de terminar dizendo que concordo com o Flagz quando diz que o damena deu demasiada trela a esta situação, apesar de compreender totalmente a sua reacção pelos motivos que expliquei anteriormente (em que bagagem emocional entre os intervenientes era demasiado grande). Tratava-se de uma especulação perfeitamente justificável e em circunstâncias normais, acho que não haveria problema nenhum. Se o outro lado não quer saber ou tentar perceber o porquê dessa justificação, é seguir caminho e partir para outra.
Last edited by the L train at 4/30/2010 1:09:26 PM