Para aqueles que não sabem ou que não fazem questão de mencionar a votação para melhor jogador do mundo é realizada entre a ultima semana de outubro e a 1ª de Novembro, 2 meses antes de ser comunicado o vencedor.
Tendo isto em conta, o recorde de messi de golos num ano civil ainda não tinha sido batido, aquando da votação. De referir que este recorde não é premiado oficialmente, como a Bota de Ouro.
Se fizerem as contas a diferença de golos é menor se considerarmos apenas os golos marcados entre o final da votação do ano 2011 e 8 de Novembro de 2012, data limite de entrega de boletins de voto.
Para quem valoriza o pichichi terá que se lembrar que, de facto messi vence com 50 golos, apenas mais 4 que ronaldo! O mesmo tinha feito ronaldo na época anterior quando marcou 40 e messi 31 e todos desvalorizaram a questão dos golos marcados.Mas Messi sai prejudicado com a falta de uma grande competição continental.
Messi foi o melhor marcador na champions mas não venceu o titulo, tal como ronaldo ou iniesta tb não.
Em relação ao Euro, Ronaldo marca 3 ,tal como Torres. E se tem entrado uma das bolas ao poste a votação seria diferente?
Claro que não!!!Porque a votação é uma questão pessoal!
A maior vantagem conquistada por messi foi da comunicação social, o que quer dizer que os jornalistas valorizam mais a prestação de messi que os próprios colegas de profissão!!! Curioso ver que a menor vantagem que messi teve na votação é da parte dos treinadores, talvez sejam estes quem detem maior conhecimento de causa e que foram estes que mais valorizaram o esforço e trabalho de Ronaldo, não olhando a personalidades, postura dentro e fora de campo e capas de jornais, alguns dirigidos por votantes.
Quando B. Alves, num acto de amizade para com Ronaldo, não vota em Messi, mostra até que ponto estes prémios são premios de popularidade e simpatia. Messi vota em Xavi e Iniesta e Aguero e faz o mesmo, mas depois afirma que ronaldo é sem duvida um dos três melhores do mundo, e que preferiu votar no cunhado de Maradona por amizade. E nem sáo as preferencias mais flagrantes! Podemos ver tambem como se comporta a distribuição de votos em paises cuja lingua ou proximidade territorial e cultural, que demonstra algumas tendencias.
Messi é melhor técnicamente que qualquer um. Ainda hoje, muitos consideram Maradona o melhor de sempre, não só pela qualidade técnica, mas principalmente pela capacidade de levar uma equipa "mediana" a ganhar, e isso Ronaldo faz...
Na votação dos treinadores não há muito a referir depois da "surpresa" que foi feita. Mourinho sempre disse que o trabalho de seleccionador é um part-time mas esqueceu-se que eram estes "semi-desempregados" e "reformados" que valem votos. E esquece-se que são os jornalistas, que ele evita e despreza ao longo do ano, que lhe darão o troféu em janeiro.
E se Guardiola tivesse feito este inicio de época, que Villanova está a fazer na sua época de estreia, que Pep nunca conseguiu? Aposto que era ele o vencedor com larga vantagem.
Mourinho, Ronaldo, Real Madrid e Portugal são pouco populares quando comparados com Barcelona.
Last edited by gemeo_luis at 1/8/2013 10:01:27 PM