6- GRUPO A: composto pelas equipas eliminadas da Taça de Portugal nas 1ª, 2ª e 3ª eliminatórias. As equipas incluídas neste grupo disputarão um total de 7 jogos correspondentes às 7 primeiras jornadas do alinhamento atrás indicado. Deste grupo apurar-se-ão 8 equipas para a fase playoff. Em caso de nº “ímpar” de participantes, será a equipa com melhor “ranking” nacional que passará automaticamente a ocupar uma vaga no grupo seguinte.
7- GRUPO B: composto pelas equipas eliminadas da Taça de Portugal nas 4ª e 5ª eliminatórias. As equipas incluídas neste grupo disputarão um total de 5 jogos correspondentes às 5 primeiras jornadas do alinhamento atrás indicado. Deste grupo apurar-se-ão 5 equipas para a fase playoff. Em caso de nº “ímpar” de participantes, será a equipa com melhor “ranking” nacional que passará automaticamente a ocupar uma vaga no grupo seguinte, excepto seja a equipa excluída da entrada no grupo A.
8- GRUPO C: composto pelas equipas eliminadas da Taça de Portugal nas 6ª, 7ª e 8ª ( a 7ª e 8ª são disputadas na mesma semana) eliminatórias. As equipas incluídas neste grupo disputarão um total de 3 jogos correspondentes às 3 primeiras jornadas do alinhamento atrás indicado. Deste grupo apurar-se-ão 3 equipas para a fase playoff. Em caso de nº “ímpar” de participantes, será excluída a equipa com melhor “ranking” nacional, excepto seja a equipa excluída da entrada no grupo B.
Relativamente à definição dos qualificados por grupo prevista gostava de deixar aqui uma sugestão.
Porque não qualificares o nº de equipas por grupo consoante a % relativa ao total das equipas inscritas!
Complicado? Eu explico.
Suponhamos o seguinte cenário:
No Grupo A participarão 6 equipas. No Grupo B participarão 12 equipas. No Grupo C estarão 10 equipas.
Temos assim um total de 28 equipas em competição, 16 das quais se qualificarão para a fase playoff, ou seja, aprox. 57% dos concorrentes.
Aplicando esta % ao total das equipas de cada grupo teríamos:
Grupo A - 57%x6=3,42 (3 equipas)
Grupo B - 57%x12=6,84 (7 equipas)
Grupo C - 57%x10=5,70 (6 equipas)
Esta sugestão vai de encontro ao possível problema que verifico com o baixo nº de equipas disponíveis neste momento para serem incorporadas num Grupo A que, pelo que percebi, seria definido após a eliminatória de ontem da Taça de Portugal. Além de que, num Grupo A com 8 ou menos equipas, pelas regras TODAS seriam qualificadas para o playoff, facto que retiraria a componente "competição", isto é, lutar por um lugar de acesso ao playoff, passando a ser um quase normal amigável.
O inconveniente (claro, não há bela sem senão) está no facto de só ser possível definir o nº de qualificados por grupo após a definição da composição do Grupo C.
Fica a sugestão.