Existem 3 fatores que são levados em conta nas convocatórias, fatores que são fixos e são também os mais óbvios, a saber:
Skills (obviamente), saber se o jogador está a treinar, e a manutenção das formas.
Iniciando agora o 3º mandato e registando semanalmente o que se passa temos um excelente controle sobre estas questões. Depois, existe um 4 fator que é circunstancial e que tem a ver com o campeonato e o calendário competitivo onde estamos inseridos. Este fator conjuga-se com os restantes 3 na medida em que a convocatória inicial tem em conta estas questões mas temos sempre presente o que vamos precisar de fazer nas 3 jornadas finais desta fase onde iremos decidir a qualificação, desta forma há vagas que ficam "guardadas" para os jogos finais assim como para uma hipotética aparição na fase final do europeu.
Dito isto, comecemos pelas skills. Aqui, atualmente já temos um leque de escolhas que na maior parte das posições é bastante abrangente. Para cada uma delas, estabelecemos mínimos necessários e olhamos apenas para os jogadores que cumpram esses mínimos como por exemplo... qualquer BP teria de ter passe a 15 no mínimo ou qualquer poste teria de ter no mínimo 17 a defesa interior, ou todos os extremos têm de ter 15 a defesa exterior (são exemplos). Obviamente há jogadores que ultrapassam os mínimos e destacam-se noutras categorias mas nesta fase não achamos isso importante quando comparado com a questão das formas e do treino.
Partimos para a 2ª fase sabendo quem está a treinar e quem não está. Desta forma sabemos que alguns jogadores estarão mais fortes daqui a algumas semanas assim como sabemos que outros estarão exatamente tal como estão agora. Ambos serão úteis mas os timings são diferentes até porque acumular mais alguma experiência em jogadores mais novos é importante. Finalmente, olhamos para a 3ª questão que se prende obviamente com as formas. Nós registamos as formas e estamos atentos a jogadores que mudam de treinadores. A título de exemplo, o Samuel Santos e o Silves mudaram de treinador recentemente e daí preterimos os mesmos nesta fase inicial porque não sabíamos bem com o que contar. Como jogadores "velhos" e conhecidos dos nossos rivais, poderão ser uma aposta numa fase mais importante onde os jogos serão a doer mas nesta fase temos outras opções que cumprem os mínimos, estão a treinar e mantêm as formas.
No caso concreto dos BL's, temos várias opções sendo que uma delas por motivos conhecidos não pudemos usar, no caso, o Alho. Depois da lesão do Correia resolvemos chamar alguém para os próximos jogos e a escolha recaiu no Saraiva. Porquê? Porque treina, mantém as formas e tem umas secundárias quase tão boas como as do Meira que é neste momento a nossa escolha nº1 para a posição. Sabemos com o que contar quando falamos do Júnior e do Veloso, estão em equipas de confiança mas não treinam há 2 épocas (pelo menos) pelo que a sua chamada poderá ser uma realidade mais lá para a frente, idem para o Vaz que mudou de treinador no final da épocas passada e teve mais pops em 4 semanas do que nas 2 últimas épocas (e teve-os exatamente onde precisava porque o treinador faz o que é preciso).
Em termos relativos e só para se ter uma ideia, de todos os BL's da shortlist o Saraiva já é o que tem o valor das skills exteriores mais alto de todos, enquanto que o Vaz está a 2 pontos de suplantar o Santos nas exteriores tendo mais 8 níveis interiores do que este.
Qualquer questão, apitem s.f.f.