BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Treino - Discussão

Treino - Discussão (thread closed)

Set priority
Show messages by
This Post:
00
105880.339 in reply to 105880.337
Date: 1/25/2010 7:02:52 PM
Overall Posts Rated:
5252
Após leitura de algumas mensagens onde se tem discutido tácticas e características aproveito para perguntar o seguinte.

Para uma equipa que aposte no ataque em BpD defrontando frequentemente equipas com tácticas ofensivas C&C e Movimentação quais as características essenciais dos jogadores exteriores além da Defesa Exterior.

1º Passe e Drible
2º Passe e Drible
3º Lançamento interior
4º Passe e Drible
5º Lançamento

Quanto à penetração, já ouvi dizer que é bom ter, já ouvi dizer que é bom não ter muita. Não te sei dar certezas.

Obviamente que brinquei um pouco na lista acima, mas sem passe e drible, não serve de nada usar o bola para dentro. Isto é ponto assente. Muito passe, muito drible. Depois, convém que os bases tenham capacidade para lançar ao cesto. Não é obrigatório, mas poderão ter alguma distância também, porque é bom poder aproveitar alguns bons lançamentos exteriores que possam aparecer durante o decorrer do jogo. É bom ter lançamento interior por questões óbvias.

Em suma, o ideal seria teres bases que conseguissem pôr a bola dentro durante todo o jogo, e que conseguissem aproveitar quando algum 2x1 ocorresse, metendo alguns lançamentos exteriores.

O problema do Bola para Dentro da maioria das equipas é que, imaginando que jogam com ratings de ataque desajeitado para o exterior, e impressionante para o interior, se não houver ritmo ofensivo, a maior parte dos lançamento são efectuados pelo desajeitado, e não pelo impressionante, se é que me faço entender. Os ratings espelham a qualidade dos jogadores que estão em campo. No entanto, se os lançamentos não forem efectuados por quem produz esse rating elevado, não existe vantagem em utilizar semelhante táctica ofensiva.

This Post:
00
105880.340 in reply to 105880.339
Date: 1/25/2010 9:22:22 PM
Overall Posts Rated:
344344
Gostei de ler você cara!

This Post:
00
105880.341 in reply to 105880.339
Date: 1/26/2010 8:23:09 PM
Overall Posts Rated:
99
Boas,
Embora também tenha as minhas dúvidas, gostaria de comentar (com a devida humildade) alguns dos comentários aqui expressos pelo AfonsoP.

Pela minha experiência, o BpD agora funciona um pouco como o CeC, só que com foco interior, logo nesta táctica será mais importante ter LI acima de comum em TODOS os jogadores, bem como Pen e Res.
Com o ritmo mais rápido vão haver mais ressaltos, e os bases e extremos vão penetrar mais vezes para concluir as suas próprias jogadas.

Quando temos bases com mais Pas e Dri acho que devemos utilizar o Low Post, com ritmo mais baixo e com mais circulação de bola, o que nos garante uma maior eficácia de lançamento, se tivermos bons finalizadores.
Nesta táctica é conveniente que a maioria da equipa tenha Pas e Dri acima de medíocre/comum, porque senão vamos ter mais dificuldade em circular a bola.

Se os ratings de ritmo ofensivo dizem respeito ao Pas e Dri (com mais peso para os bases e extremos), então presumo que os ratings de ataque exterior devem dizer respeito ao Lan e DL (mais uma vez com mais peso para bases e extremos) ?
Assim sendo, também posso assumir que uma equipa com mais Pas e Dri e com menos Lan e DL, deva optar por jogar em Low Post ou BpD ?
Enquanto que uma equipa com bases e extremos com níveis elevados (acima de forte/impressionante) de Pas, Dri, Lan e DL pode optar por jogar em ataque normal ou movimentação ?

This Post:
00
105880.342 in reply to 105880.341
Date: 1/27/2010 2:14:41 PM
Overall Posts Rated:
5252
Antes de mais, os "níveis elevados" que aí referes serão sempre relativos. Podes ter jogadores com passe e drible, vamos supor, impressionante na IV divisão que é bastante bom, mas duas divisões acima isso já poderá ser insuficiente. Isso porque à medida que sobes divisões, é expectável que a dificuldade defensiva imposta pelos adversários aumente, e com ela a pressão feita pelos seus bases, aos teus.
Aconselho-te portanto a não dar exemplos de valores, mas sim referi-los numa medida relativa - "se um base tiver mais passe e drible que lançamento e D...", "se um base tiver mais lançamento e DL que passe e drible...". Só um apontamento.

Quanto à questão Bola para Dentro vs. Low Post, é uma questão complexa. Creio que a diferença entre Movimentação e CeC é mais visível que a do Low Post e do Bola para Dentro. Teoricamente, o Low Post utiliza mais lançamentos do Poste e EP, tendo um ritmo mais lento, logo, mais circulação de bola. Confesso que não conheço assim tão bem o Low Post porque a minha equipa se dá bastante mal nele, o que me tem desencorajado vivamente a utilizá-lo.

Ainda assim, a minha lengalenga mantém-se: para se jogar por dentro é preciso passe e drible, e se possível, não só nos bases. Se não o houve, corre-se o risco de se pensar que se ataca com um impressionante de ataque interior, e na prática, só ataca com um comum, que equivale ao reduzido número de lançamentos feitos por quem queremos que lance.

Equipas cujos bases tenham boas capacidades ofensivas exteriores, não precisam necessariamente de mudar a táctica. Passam é a ter a certeza que a qualquer momento poderão fazer uma variação ofensiva, e enganar o adversário, ou mesmo jogando por dentro, com o elevado número de lançamentos que os bases têm, tirar o maior partido disso, concretizando em pontos. Muitas equipas que optam pelo bola para dentro têm como melhor marcador em vários jogos o seu BL ou BP - nada estranho, mesmo até tendo em conta a realidade.

This Post:
00
105880.343 in reply to 105880.342
Date: 1/29/2010 6:44:34 AM
Overall Posts Rated:
4545
Treino de 1x1 para extremos, 6 treináveis, 5 completos e um com 46 minutos.

8 pops em 5 jogadores

JS - 3
DR - 1
HA - 3
IS - 1

Nada mau... pena não poparem todos!

From: pimba
This Post:
00
105880.344 in reply to 105880.343
Date: 1/29/2010 7:02:46 AM
Overall Posts Rated:
6464
Treino de 1x1 para extremos, 6 treináveis, 5 completos e um com 46 minutos.

8 pops em 5 jogadores

JS - 3
DR - 1
HA - 3
IS - 1

Nada mau... pena não poparem todos!

Ádóreii cara, nas próximas semanas vou treinar disso! :P

Quanto à minha team, tive que ir para o plano B por causa do Gabriel Junior, portanto, treino de lançamento (BL e E), resultado = 4 pops a lançamento!

Fiquei particularmente satisfeito com as formas, num total de 12 jogadores no plantel, tenho 7 em impressionante e 1 em forte, e basicamente são estes que jogam a sério. Gabriel Junior em grande destaque pois subiu de respeitável para impressionante.

This Post:
00
105880.345 in reply to 105880.344
Date: 1/29/2010 7:45:05 AM
Overall Posts Rated:
00
Mais 1ª semana com treino fraquissimo. Em 6 apenas subiram 2 a DI

From: yakuli
This Post:
00
105880.346 in reply to 105880.345
Date: 1/29/2010 8:13:40 AM
Overall Posts Rated:
44
lançamentos longos com 2 completos e 1 incompleto, com uma subida a distancia mas também com a subida mais importante

segue-se LL

This Post:
00
105880.347 in reply to 105880.346
Date: 1/29/2010 8:40:20 AM
Overall Posts Rated:
00
Já agora e em off-topic, quem está na taça, têm os 3 jogos ou 2 como os que estão fora?

This Post:
00
105880.348 in reply to 105880.347
Date: 1/29/2010 8:44:13 AM
Overall Posts Rated:
44
3 jogos... sabado campeonato, 3f taça e 5f taça ou amigavel, quem está fora é sabado campeonato e 5f amigavel

This Post:
00
105880.349 in reply to 105880.348
Date: 1/29/2010 8:47:52 AM
Overall Posts Rated:
00
ok, Obrigado.. :)

Advertisement