BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Jogador da Semana

Jogador da Semana

Set priority
Show messages by
This Post:
00
127909.34 in reply to 127909.33
Date: 1/16/2010 8:01:18 AM
Overall Posts Rated:
5252
A única forma que eu estou a ver é os treinadores apresentarem um jogador na terça-feira, seu ou não, que achem que tenha tido um desempenho merecedor de tal distinção, e depois dar-se 1 dia/1 dia e meio para os restantes treinadores votarem nos nomeados. Outra opção seria os treinadores apresentarem os seus candidatos, e um dos responsáveis do jornal (o responsável pela secção do jogador da semana) escolher aquele que ele pensa ter tido o desempenho mais valioso. Um jogador pode ter conseguido menos alguns pontos por jogo nessa semana que outro, mas imaginem que meteu um game-winner em cima do último segundo - cabe ao treinador apresentar esse facto para ser tido em consideração.

Só assim acho possível, mesmo que fique o repórter responsável por o escolher, ele próprio.

This Post:
00
127909.35 in reply to 127909.25
Date: 1/16/2010 8:23:31 AM
Overall Posts Rated:
5656
Melhor jogador não significa jogador com melhor performance. Nem sempre o melhor jogador é o que joga melhor, e isso acontece em todos os desportos. Os prémios anuais nas modalidades da vida real distinguem aqueles que melhores desempenhos tiveram, e ninguém tem culpa que jogador X ou Y tenha estado menos em forma, que tenha menos resistência, etc.

Por isso, acho bastante pertinente considerar todos os aspectos do jogo como o vasco fez, e traduzir isso num valor que nos indique, não a qualidade do jogador, mas a qualidade dos seus contributos para a equipa. E não me parece que os minutos tenham que ser factor de subtracção a algo, porque assim teríamos alguns suplentes (aqueles que mais rentáveis se apresentassem) na corrida pela distinção, jogando uns míseros 10 minutos por jogo. Colocar bons números durante uma grande quantidade de minutos não é algo mau, mas sim bom, porque traduz uma capacidade do jogador em questão de fazer a diferença no jogo durante uma grande quantidade de tempo.


Subscrevo, pois era um dos melhores jogadores de basket da minha equipa, e nao fazia numeros por ai alem....e tinha gajos que defendiam com unhas e dentes e diziam que nao prestavam...por isso atenção

This Post:
00
127909.36 in reply to 127909.27
Date: 1/16/2010 1:45:42 PM
tuga basket
II.3
Overall Posts Rated:
3838
(((Ptos convertidos na semana * % Lançamento) + Ressaltos + (Assistencias *2) - (TO*2) + Roubos + Desarmes - Faltas) / (Média de Pontos por cada 100 lançamentos do adversário + total minutos)) * Factor Dificuldade


É uma boa fórmula para chegar ao MVP de um jogo, duvido é que se chegue ao consenso de a aplicar. Nos jogos onde estivesse envolvida a minha Equipa não me importava de eleger o MVP considerando esta fórmula.

This Post:
00
127909.37 in reply to 127909.33
Date: 1/16/2010 2:09:40 PM
tuga basket
II.3
Overall Posts Rated:
3838
Há ok, então sempre há uma justificação :) De qualquer forma esta ainda vale menos que a das notas, pois os valores dos jogadores estão dependentes das tácticas e como tal Um jogador pode ser superior e ter piores números por diversos motivos.

Forma
Tácticas usadas
Nível dos adversários
Tempo de jogo jogado
etc etc etc :)


Eu continuo na minha e estou com o Damena: o jogador da semana é aquele que estatisticamente (aqui não há outra forma de analisar a prestação de um jogador) mais contribui para a(s) vitória(s) da sua equipa na semana. A questão que se coloca é: como encontrar esse jogador em cada série?


Afinal as estatísticas servem para alguma coisa ou não?

Admito que os jogadores que apresentei como os 10 melhores de cada série não considera alguns factores essenciais na avaliação de um jogador, sendo a maior lacuna não ponderar alguns dados atendendo à posição do jogador.


This Post:
00
127909.39 in reply to 127909.38
Date: 1/17/2010 11:31:00 AM
tuga basket
II.3
Overall Posts Rated:
3838
A minha opinião é:

As estatísticas dos 2 ou 3 jogos da semana servem para definir o jogador da semana.

As estatísticas globais apresentadas no menu "Lideres" servem para definir o melhor jogador até ao momento. A questão é, qual o peso de cada dado estatístico em cada posição de jogo. Existem dados que não aparecem no quadro estatístico "Lideres" mas em meu entender estão considerados na nota do jogador.

This Post:
00
127909.41 in reply to 127909.40
Date: 1/17/2010 5:28:06 PM
tuga basket
II.3
Overall Posts Rated:
3838
Melhor jogador até ao momento é diferente de melhor jogador.


Percebo a tua ideia de melhor jogador, a qual eu defino como jogador mais completo.

A minha ideia de melhor jogador numa época, é o jogador que tem melhor desempenho durante uma época. Um Jogador com lendário em todas as características seria o jogador mais completo do BB, mas não forçosamente o melhor jogador numa época, se constantemente estivesse lesionado ou com forma muito baixa. Outro factor que pode levar o jogador mais completo numa determinada posição a não ser o melhor jogador, é ser utilizado noutra posição que exija outras características.

This Post:
00
127909.43 in reply to 127909.42
Date: 1/17/2010 8:09:26 PM
tuga basket
II.3
Overall Posts Rated:
3838
A questão que se coloca é: como encontrar esse jogador em cada série?
A não ser que apareça algum doidinho (doidinhos, chegou a vossa hora!) a vasculhar todas os jogos de todas as séries, e com um bom conhecimento da qualidade das equipas, ou então que que se comprove a eficácia de uma fórmula, eu não vejo alternativa que não seja a de cada um lançar um jogador seu, ou para votação, ou para apreciação de um júri (que até pode ser rotativo).


Não estou a ver que apareça alguém que vá vasculhar todos os jogos de todas as séries, mas vou tentar contribuir, com a vossa ajuda, em encontrar uma base de entendimento na escolha do Jogador da Semana.

Dados retirados do mercado de transferências
http://img687.imageshack.us/img687/6935/bbjogadores1.png
http://img193.imageshack.us/img193/5752/bbjogadores2.png

Com estes dados, agradecia a vossa opinião na escolha dos 2 jogadores por posição que mais se destacaram positivamente esta época e quais os 2 melhores jogadores por posição. E se não for pedir muito, os 3 jogadores que mais se destacaram até ao momento e os 3 jogadores mais valiosos (supondo que todos têm a mesma idade) independentemente da posição.

Estes dados não dizem respeito à prestação semanal, mas como no final da época é que será eleito o melhor dos nomeados, julgo ser relevante esclarecer os critérios de decisão final.

Vai haver injustiças? Certamente, mas isto não passa de um jogo, e sempre temos o muro do chorões:)


A vossa opinião poderá contribuir para minimizar as injustiças, se vier a servir para alguma coisa.

Ah, e além disto, continuamos à procura de um dinamizador/colaborador para esta rubrica.


Se houver uma base de entendimento nos critérios a aplicar na nomeação final do "Jogador da Época" posso colaborar se entenderem útil

This Post:
00
127909.44 in reply to 127909.43
Date: 1/18/2010 9:34:29 AM
Overall Posts Rated:
407407
Deixa-me arranjar um tempo livre e pensar no assunto. Mais logo devolvo resposta.

Perguntar
Advertisement