Relativamente à definição dos qualificados por grupo prevista gostava de deixar aqui uma sugestão.
Porque não qualificares o nº de equipas por grupo consoante a % relativa ao total das equipas inscritas!
Complicado? Eu explico.
Suponhamos o seguinte cenário:
No Grupo A participarão 6 equipas. No Grupo B participarão 12 equipas. No Grupo C estarão 10 equipas.
Temos assim um total de 28 equipas em competição, 16 das quais se qualificarão para a fase playoff, ou seja, aprox. 57% dos concorrentes.
Aplicando esta % ao total das equipas de cada grupo teríamos:
Grupo A - 57%x6=3,42 (3 equipas)
Grupo B - 57%x12=6,84 (7 equipas)
Grupo C - 57%x10=5,70 (6 equipas)
Esta sugestão vai de encontro ao possível problema que verifico com o baixo nº de equipas disponíveis neste momento para serem incorporadas num Grupo A que, pelo que percebi, seria definido após a eliminatória de ontem da Taça de Portugal. Além de que, num Grupo A com 8 ou menos equipas, pelas regras TODAS seriam qualificadas para o playoff, facto que retiraria a componente "competição", isto é, lutar por um lugar de acesso ao playoff, passando a ser um quase normal amigável.
O inconveniente (claro, não há bela sem senão) está no facto de só ser possível definir o nº de qualificados por grupo após a definição da composição do Grupo C.
Fica a sugestão.
Ora bem!
Antes de mais, obrigado pela sugestão.
A tua ideia é bastante interessante mas penso que complicaria um pouco a simplicidade do esquema, o qual na minha opinião será facilmente assimilado e posto em prática por qualquer um de nós.
No cenário que exemplificas, a solução pelo actual modelo, embora não esteja escrita (*) passará por uma distribuição das equipas a apurar pelos restantes grupos.
Num grupo A com apenas 6 equipas, as duas vagas em falta para o playoff seriam atribuídas uma ao grupo B e outra ao grupo C. Caso fosse apenas 1 a vaga no PO passaria para o grupo B. Se fossem 3 seriam 2 para o B uma para o C. Nada de invenções, contas +- difíceis, e tudo definido logo no início.
Em todo o caso, o teu modelo, como disse, é muito interessante e se a comunidade (isto é de todos e para todos) se mostrar inclinada para a sua adopção não hesitarei em aplica-lo.
Ó comunidade! Muda-se o modelo ou não?
(*) Lapso meu não definir esta possibilidade mas que se deveu ao optimismo na ideia de que, na px. época, haverá muitas equipas inscritas para a 1ª edição a sério desta brincadeira. :P
Sim! A simplicidade do esquema é uma vantagem do mesmo e, caso haja equipas em número suficiente, deverá ser escolhido o mais simples.
A minha sugestão seria para aplicar, eventualmente, numa situação de nº insuficiente de equipas disponíveis.
Força nisso!