BuzzerBeater Forums

BB Portugal > Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Entrevistas e histórias das Selecções Nacionais Portuguesas

Set priority
Show messages by
From: HelderF
This Post:
00
79771.37 in reply to 79771.36
Date: 6/23/2009 7:38:44 PM
Overall Posts Rated:
33
1. Depois do Carlos Soares, Nélson Silva e Daniel Pinhal. Um gosto particular por postes?

Eu desde que iniciei o jogo optei por treinar extremos postes e postes...o Carlos Soares foi um jogador que fazia parte do plantel quando me foi atribuida a equipa...com muito esforço e dedicação consegui elevar o nivel deste jogador até chegar aos quadros dos AA. Não é o facto de eu ter um gosto particular por postes, mas, no inicio achei que talvez ao treinar posições interiores conseguiria ter sucesso mais rapidamente. Penso que tal opção foi a mais acertada porque depois a qualidade da equipa permitiu-me subir de divisão sucessivamente até chegar ao topo do basquetebol português.

2. Qual a importância de um jogador da qualidade do Nélson Silva, para teres conseguido alcançar este ano a Liga Nacional?

A qualidade do Nélson Silva foi importante na subida, quanto a mim será o melhor extremo poste português no momento. Mas uma equipa não se faz só de um jogador mas sim de um conjunto de 10/12 jogadores...a diferença da minha primeira época para a segunda época na divisão II.1 foi que consegui montar uma equipa mais homogenea e com isso estar mais preparado para enfrentar os meus principais opositores.

3. Tem sido difícil gerir o sucessivo aumento de ordenado deste tipo de jogadores?

Sim, tem sido muito dificil. Neste momento estou a ter um considerável prejuizo semanal devido aos elevados ordenados dos internacionais, principalmente do Nélson Silva...juntando a isto um dos mais pequenos pavilhões da LN, torna-se incomportável!! Estou à espera que as perspectivas negras melhorem, visto estarmos à espera que cheguem ao fim as obras de ampliação do nosso pequeno pavihão para perto de 13000 lugares...o investimento foi avultado mas era a saída mais viável para equilibrar-mos as finanças.

4. Daniel Pinhal foi por ti adquirido por uma soma já elevada, mais de 1 milhão. Tens dado por bem empregue o investimento?

Sim o Daniel Pinhal na altura ainda custou um valor considerável. Mas o investimento foi com o intuito de formar um jogador tuga para um dia mais tarde poder ser útil a uma das seleções nacionais. Esse objectivo foi conseguido e sei que tenho ao mesmo tempo um jogador de extrema importancia dentro do plantel.

5. Qual tem sido a estratégia para conseguires reforçar os outros sectores da equipa?

A estratégia desde o inicio foi formar postes de nível para mais tarde poder vender por valores elevados, de forma a poder colmatar e melhorar as posições de base principal e lançador, que sempre foram as posições mais defecitárias da equipa. Como prova disso posso - me orgulhar de ter vendido 2 postes na ordem dos 3.5 Milhões cada um o que me permitiu fazer a tal estruturação da equipa...embora o plantel neste momento estar um pouco mais equilibrado ainda há muito trabalho para melhorar ainda mais os pontos fracos ou melhor os menos bons da equipa.

6. Quais as qualidades que mais destacas no jogo do Silva e do Pinhal?

O Nélson Silva é um jogador mais completo e equilibrado que o Pinhal até porque também é mais velho...O Silva é excelente em todos os itens de jogo, é fortíssimo a atacar o cesto, nos ressaltos, na defesa e até no lançamento de média distância...O Pinhal ainda tem que crescer um pouco em certos aspectos, mas, é muito forte também a atacar o cesto e a jogar de fora embora vai ter que crescer em termos defensivos que é o seu elo mais fraco.

7. Fazes parte do staff recentemente eleito para a Selecção Nacional AA. Como tem sido o desafio?

É um previlégio ser convidado para fazer parte de uma equipa técnica que tenciona fazer Portugal crescer como seleção. Nunca poderia dizer não a um convite destes e aceitei também porque confio plenamente nas capacidades do AfonsoP. O desafio está a correr mediante as minhas expectativas mas não como eu queria visto ultimamente eu não ter muito tempo disponivel em virtude da minha vida profissional.







From: HelderF
This Post:
00
79771.38 in reply to 79771.37
Date: 6/23/2009 7:41:43 PM
Overall Posts Rated:
33
8. Ser o actual scout de postes, é para ti o reconhecimento pelo bom trabalho efectuado com os jogadores mencionados anteriormente?

Penso que sim. O trabalho efectuado por mim no desenvolvimento de jogadores paras as posições interiores foi reconhecido e isso abriu-me as portas da seleção. É um orgulho poder ajudar o nosso país e se possível continuar a formar mais jogadores para um dia chegaram à equipa de todos nós.

9. Quais as expectativas sobre o desempenho da Selecção, neste primeiro ano de mandato?

Como disse atrás o AfonsoP dame todas as garantias de que a seleção está no bom caminho e que com o esforço de todos nós tenho a certeza que os objectivos vão ser alcançados. Com trabalho e dedicação encurtaremos distâncias para seleções mais fortes...

10. Uma palavra final para todos aqueles que agora começam a acompanhar as selecções e sonham ter no futuro um jogador seu a representar a nação?

Para termos uma seleção mais forte no futuro é de extrema importância que os users das equipas não deixem perder grandes valores com enorme potencial que por vezes saem nos drats...quem tiver jogadores destes, treinem-nos sempre e equilibrem as caracteristicas principais e evitem ter jogadores monoskills...o sonho de qualquer um é ter uma referência sua na nossa seleção e é sempre reconfortante sentirmo-nos úteis para com a nossa comunidade...




Last edited by HelderF at 6/23/2009 9:24:20 PM

This Post:
00
79771.39 in reply to 79771.38
Date: 6/24/2009 7:05:07 AM
Overall Posts Rated:
115115
Tenho a agradecer a prestável colaboração, tanto do PedroPinto como do HelderF.
As entrevistas já estão disponíveis também no nosso site: http://www.bbportugal.tk/

This Post:
00
79771.40 in reply to 79771.39
Date: 7/9/2009 9:06:20 AM
Overall Posts Rated:
115115
Desta feita traremos a este nosso espaço, vasco costa, treinador da equipa tuga basket, da divisão III.9 portuguesa. Na sua equipa destaca-se Orlando Peneda, jogador interior na nossa Selecção Sub21. Com apenas 20 anos, tem sido um dos destaques da temporada.

This Post:
00
79771.41 in reply to 79771.40
Date: 7/9/2009 2:30:13 PM
tuga basket
II.3
Overall Posts Rated:
3838
1. Orlando Peneda tem sido o extremo-poste da Selecçcão Sub 21 neste início de temporada. Um orgulho para ti esse facto, ainda mais tendo em conta a idade do Peneda?
É com enorme satisfação e orgulho que vejo um jogador da minha modesta equipa a fazer parte da Selecção Sub 21, esperando que o seu desempenho corresponda às expectativas depositadas pelo Seleccionador e todo o seu staff que tem ajudado na evolução do Orlando Peneda.

2. Quando ele te saiu no draft da temporada 6, o objectivo foi desde logo alcançar a Selecção?
Se possível. Quando saiu no draft fiquei com a ideia que era um jogador com futuro dado ter recebido algumas ofertas de usuários de divisões de topo, mas atendendo à altura do Peneda e centrar o treino na posição de Poste, as minhas expectativas não eram muito altas quando à Selecção, concentrando-me em evolui-lo e aguardar a decisão do Seleccionador.

3. Estando na III divisão, qual o contributo de um jogador desta valia para a tua equipa?
Estando na III divisão, não é o jogador que contribui e valoriza a equipa, mas sim a equipa uma mais valia para o jogador. A equipa é definida jogo a jogo atendendo à necessidade de treino e tempo de jogo do Orlando Peneda, com bons resultados desportivos, que numa divisão superior muito dificilmente os obteria.

4. O ordenado actual, e futuro devido ao seu natural desenvolvimento, causa-te preocupação na gestão estratégica da tua equipa? Como pensas gerir isso?
Preocupa e muito. Ao definir como objectivo potenciar ao máximo o desenvolvimento do O. Peneda, investi num treinador de nível 6 e num médico de nível 4 para reduzir o risco de lesões. O custo com o staff têm aumentado significativamente todas as semanas que acrescidos ao custo dos ordenados dos jogadores em que se destaca o salário do O. Peneda , atingiu esta época um valor superior ao das receitas. Esta época devo conseguir manter o equilíbrio orçamental, mas na próxima época com o aumento da massa salarial só a venda de 1 ou 2 jogadores permitirá receitas suficientes que cubram as despesas.

5. Pensas que conseguirá chegar à Selecção AA, ou devido ao potencial "Vedeta", tal não será possível?
O Peneda treina a pensar na Selecção Sub 21, mas como qualquer vedeta sonha com a Selecção AA.

6. O Peneda é um jogador que pensas manter a todo o custo, ou ponderas mais tarde colocá-lo no mercado?
É para manter enquanto financeiramente for possível.

7. Como tem sido o acompanhamento do staff da Selecção ao teu craque?
Melhor não era possível. Os meus conhecimentos de Basquetebol são muito reduzidos para não disser nulos, não fosse as dicas iniciais e esclarecimentos prestados no fórum e por BB-Mail pelo grande GM-damena inicialmente e pelo staff da Selecção quando saiu no draft o Peneda, nunca teria conseguido desenvolver este jogador de modo a ser útil à Selecção.

8. Na tua opinião qual a melhor estratégia para quem começa agora e quer treinar jogadores portugueses?
A melhor estratégia, na minha modesta opinião, para usuários novos que pretendam ajudar a Selecção é investir o máximo nos olheiros, não ter como objectivo uma boa classificação na série, definir a posição que pretendam treinar (vendam os jovens jogadores que não vão treinar) e sigam os conselhos do staff da Selecção. Os novos usuários se prescindirem de uma boa classificação (acima do 4º lugar) nas duas primeiras épocas e investirem nos olheiros é garantido que no draft sairão jogadores com grande probabilidade de virem a fazer parte da Selecção desde que recebam o treino correcto. Mesmo que não cheguem à Selecção o retorno desportivo e económico compensará nas épocas seguintes.

This Post:
00
79771.42 in reply to 79771.41
Date: 7/9/2009 6:32:29 PM
Overall Posts Rated:
115115
Obrigado ao vasco costa, pela rápida colaboração. Para quem disse que não tinha jeito para entrevistas, fica aqui um excelente testemunho :)

Como sempre, podem ler todas as nossas entrevistas no site das Selecções: http://www.bbportugal.tk/

Last edited by Ziad Mbouh at 7/9/2009 6:33:02 PM

This Post:
00
79771.43 in reply to 79771.42
Date: 7/9/2009 7:27:27 PM
Overall Posts Rated:
344344
Peneda for president.

Mai' nada.

This Post:
00
79771.44 in reply to 79771.1
Date: 1/2/2010 11:16:40 AM
Overall Posts Rated:
00
OK FIXE BOA IDEIA

This Post:
00
79771.45 in reply to 79771.44
Date: 1/2/2010 12:22:12 PM
Overall Posts Rated:
6161
isto foi escrito à quase meio ano :O