Em primeiro lugar que fique bem claro que esta é a minha ideia e o seu objectivo é apenas despoletar outras ideias, eventualmente melhores e que gerem consenso no maior n.º de utilizadores possível.
A minha ideia passa pela criação de uma comissão com 4/5 membros (+/- conforme o que se ache melhor), eleita pelo povo que tenha o objectivo de dinamizar e melhorar o nível geral dos jogadores e das equipas portuguesas. O seu objectivo vai muito além da questão “Selecções Nacionais”, quer-me parecer que a conversa foi puxada para este campo mas, na minha opinião, é apenas uma parte da questão (ainda que bastante importante).
Pegando na questão selecção, parece-me óbvio que os seleccionadores em vigência devam sempre pertencer a essa mesma comissão, assim como um GM. No meu caso, eu faria parte da dita porque sou o actual seleccionador Sub-21 mas no final da época quando acabar o meu mandato, cederia a vaga ao meu sucessor. A excepção seria obviamente se eu fosse membro da respectiva comissão na condição de eleito. É só um exemplo.
A partir do momento em que esta mesma comissão entre em funções, cada um dos seus membros, quais ministros, passariam a ter um ou mais pelouros para dinamizar/organizar. Eu deixaria esta questão para uma 2ª fase mas, desde já, posso lançar algumas das ideias que me ocorreram:
* A mais óbvia e aquela que exemplifiquei anteriormente seria a área do treino:
Os membros da comissão deveriam definir o perfil dos jogadores por posição, definir equipas de scouting (para onde seriam chamados outros utilizadores interessados que não seriam membros directos da comissão) e tratar do acompanhamento desses craques. Ou seja, o scouting e o treino seriam um projecto nacional e não da equipa do seleccionador XPTO. Naturalmente este mantém a total responsabilidade na escolha dos convocados e tácticas, assim como deveria sempre rodear-se de treinadores adjuntos para o ajudar. Simplesmente, na minha forma de ver as coisas, seria mais proveitoso que o plano de treino e os scouts sejam externos aos seleccionadores que vão entrando e saindo dos respectivos cargos. Se os jogadores devem ser mais assados ou cozidos, isto já é uma questão para uma fase muito posterior.
Nesta área poderia também existir uma ramificação para algo em que temos estado a falhar e é urgente melhorar. Poderia perfeitamente existir um grupo de users que tenham como o objectivo efectuar o levantamento de jovens talentos que não estão a ser treinados, equipas que passarão a Bots e onde existem jogadores interessantes, contactos com managers que procuram jovens tugas para treinar, etc, etc. Com uma BD de 500 gajos, mais o acompanhamento do treino e sem esquecer que isto não é a nossa vida real, ficou para mim claro que esta tarefa deveria estar um pouco à parte do trabalho dos scouts.
*Outra área de interesse seria a questão do sistema de tutores,
onde o responsável deveria recrutar utilizadores com vontade de ajudar os mais novos, para além de responder na hora às solicitações dos novos utilizadores. Exemplo: em vez de um novo utilizador ficar à espera que exista um tutor disponível, haveria sempre alguém que no fórum geral ia respondendo às dúvidas mais prementes, evitando assim a desmotivação e o abandono precoce de mais uma equipa, para além de contribuir com um tópico que estaria sempre online para consulta.
*Outra área: Comunicação.
Um ou mais membros seriam responsáveis por tudo o que diz respeito à comunicação nos fóruns, nomeadamente o Jornal do BB Tuga, criação de tutoriais em tópicos fixos (que falta fazem!), passatempos como o professor Chibanga, prémios, etc. etc. Tal como nos casos anteriores, o senhor Ministro do Lazer poderia e deveria fazer-se rodear de uma mini-equipa de apoio formada por outros users interessados.
Com certeza existem outras áreas, mas fica as ideias das quais me lembro neste momento.