"Mostra-me um poste com cerca de 5 desarmes por jogo, e não me venhas com a lógica de que há menos desarmes num jogo com mais tentativas de lançamento do que no basket real."
Como developer, eu tento dividir isso em: problemas que eu devo resolver (ou seja, que estão sob meu controle) e problemas que os treinadores devem resolver (que estão o controle deles).
Como quase tudo no motor de jogo, os desarmes implicam uma comparação entre skills ofensivas e defensivas. Neste caso, as skills mais importantes no aspecto ofensivo são a maneira como um lançamento é criado, skills necessárias para o fazer, e o próprio lançamento em si, e as skills mais importantes defensivamente são, claro, a capacidade de desarme. A vasta maioria de jogadores do mundo BB tem treinado muito mais o lançamento que o desarme. Por esse motivo, trata-se obviamente de um concurso desigual entre o lançador e o jogador que tenta fazer o desarme, com o lançador a vencer na maior parte dos casos.
Na minha opinião, isto é realmente uma decisão para os treinadores tomarem. Nós desenhámos o motor de jogo de forma a que, como todas as comparações, são as skills relativas que interessam. Penso de deves ter notado agora que, digamos, um jogador com lançamento interior “extraordinário”… a diferença entre defesa “ridículo” ou “respeitável” não é assim tão grande, uma vez que o lançador neste caso irá ser sempre dominante. Pela mesma razão, contra aquele mesmo lançador, não podes esperar que melhorando o desarme de "ridículo" para "respeitável" venha a ter um grande impacto. Contra um "respeitável" lançador, terá um impacto muito mais forte.
Isto faz parte, novamente, da toda a discussão sobre dar secundárias aos postes. Custa treinar? Sim. Faz com que reduza a probabilidade de ganhar alguns jogos a curto prazo? Talvez, dependendo se ainda estás a lutar por alguma coisa.
O objectivo é encontrar um desequilíbrio, certo? Digamos que procuras um desequilibro que te facilite um lançamento exterior sem oposição. Na minha série, eu teria de treinar o meu melhor jogador para lançamento sensacional de forma a conseguir um desequilíbrio contra os melhores defensores adversários. Por outro lado, se 5 dos meus jogadores têm respeitável em lançamento exterior, eu consigo desta forma encontrar dois desequilíbrios. Por isso, treinar os meus jogadores mais fracos até respeitável acaba por ser o padrão de treino mais eficiente.
Por isso, como disse, é uma decisão para os treinadores, em vez de um questão do motor de jogo. Tens que fazer escolhas do género curto-prazo vs. longo-prazo, e treinar desta forma penaliza certamente a curto prazo.
Last edited by Ardinario at 1/25/2010 4:18:21 PM
Perguntar