1. Orlando Peneda tem sido o extremo-poste da Selecçcão Sub 21 neste início de temporada. Um orgulho para ti esse facto, ainda mais tendo em conta a idade do Peneda?
É com enorme satisfação e orgulho que vejo um jogador da minha modesta equipa a fazer parte da Selecção Sub 21, esperando que o seu desempenho corresponda às expectativas depositadas pelo Seleccionador e todo o seu staff que tem ajudado na evolução do Orlando Peneda.
2. Quando ele te saiu no draft da temporada 6, o objectivo foi desde logo alcançar a Selecção?
Se possível. Quando saiu no draft fiquei com a ideia que era um jogador com futuro dado ter recebido algumas ofertas de usuários de divisões de topo, mas atendendo à altura do Peneda e centrar o treino na posição de Poste, as minhas expectativas não eram muito altas quando à Selecção, concentrando-me em evolui-lo e aguardar a decisão do Seleccionador.
3. Estando na III divisão, qual o contributo de um jogador desta valia para a tua equipa?
Estando na III divisão, não é o jogador que contribui e valoriza a equipa, mas sim a equipa uma mais valia para o jogador. A equipa é definida jogo a jogo atendendo à necessidade de treino e tempo de jogo do Orlando Peneda, com bons resultados desportivos, que numa divisão superior muito dificilmente os obteria.
4. O ordenado actual, e futuro devido ao seu natural desenvolvimento, causa-te preocupação na gestão estratégica da tua equipa? Como pensas gerir isso?
Preocupa e muito. Ao definir como objectivo potenciar ao máximo o desenvolvimento do O. Peneda, investi num treinador de nível 6 e num médico de nível 4 para reduzir o risco de lesões. O custo com o staff têm aumentado significativamente todas as semanas que acrescidos ao custo dos ordenados dos jogadores em que se destaca o salário do O. Peneda , atingiu esta época um valor superior ao das receitas. Esta época devo conseguir manter o equilíbrio orçamental, mas na próxima época com o aumento da massa salarial só a venda de 1 ou 2 jogadores permitirá receitas suficientes que cubram as despesas.
5. Pensas que conseguirá chegar à Selecção AA, ou devido ao potencial "Vedeta", tal não será possível?
O Peneda treina a pensar na Selecção Sub 21, mas como qualquer vedeta sonha com a Selecção AA.
6. O Peneda é um jogador que pensas manter a todo o custo, ou ponderas mais tarde colocá-lo no mercado?
É para manter enquanto financeiramente for possível.
7. Como tem sido o acompanhamento do staff da Selecção ao teu craque?
Melhor não era possível. Os meus conhecimentos de Basquetebol são muito reduzidos para não disser nulos, não fosse as dicas iniciais e esclarecimentos prestados no fórum e por BB-Mail pelo grande GM-damena inicialmente e pelo staff da Selecção quando saiu no draft o Peneda, nunca teria conseguido desenvolver este jogador de modo a ser útil à Selecção.
8. Na tua opinião qual a melhor estratégia para quem começa agora e quer treinar jogadores portugueses?
A melhor estratégia, na minha modesta opinião, para usuários novos que pretendam ajudar a Selecção é investir o máximo nos olheiros, não ter como objectivo uma boa classificação na série, definir a posição que pretendam treinar (vendam os jovens jogadores que não vão treinar) e sigam os conselhos do staff da Selecção. Os novos usuários se prescindirem de uma boa classificação (acima do 4º lugar) nas duas primeiras épocas e investirem nos olheiros é garantido que no draft sairão jogadores com grande probabilidade de virem a fazer parte da Selecção desde que recebam o treino correcto. Mesmo que não cheguem à Selecção o retorno desportivo e económico compensará nas épocas seguintes.