E, como ato final, gostaria de uma explanação então, já que se colocou à disposição, sobre o que considerar ou não sobre as notas. Visto que me baseio muito nisso e creio que o colega Nosferatu também o faça, assim como muitos iniciantes e dissidentes do hattrick.
Eu durante muito tempo concordei com o pessoal q achava as notas inuteis. Alias, ateh sugeri ao Charles remove-las completamente do jogo. MInha posicao foi sempre de q as estatisticas eram sim a melhor forma de ver o q se passou no joog e o pq do resultado. Exemplo: as vezes seu time teve bem menos rebotes, as vezes teve muitas bolas perdidas, as vezes errou muito lance livre, etc. Geralmente uma combinacao dessas coisas, explica o resultado do jogo. As notas deixavam a desejar.
Outro motivo principal para as notas aqui não terem a mesma representatividade de q no HT eh devido a natureza do jogo. No HT, o jogo eh decidido efitivamente atraves de um engine baseado nas notas por setor. Depois disso as jogadas sao geradas para representar (ateh um certo ponto) os dominios setoriais. Considerando q o jogo eh decidido assim, as notas setoriais sao fundamentais. Jah no BB o engine eh completamente diferente. O jogo eh simulado jogada-por-jogada, ao inves de soh os melhores momentos como no HT. Aqui sabemos o q se passou a cada segundo do jogo. O jogo eh computato lance a lance, e as probalidades sao calculadas separadamente a cada jogada, baseando-se nas habilidades dos jogadores, nas estrategias, nos entusiasmos, no mando de quadra, na resistencia dos jogadores e tempo em q eles estao em quadra sem descanso, etc. Considerando isso, as notas setorias não tem o mesmo peso q no HT, jah q o jogo nao eh decidido assim. Eh decidido de uma forma muito mais especifica, realmente nos detalhes. Por influencia minha e de outros velhos usuarios os BBs criaram as Notas Comparativas, q te dão uma ideia melhor das posicoes q possivelmetne dominaram o adversario ou nao. Essa estatistica eh bem util. Mas ainda considero o boxscore (tabela de estatisticas do jogo) a ferramenta mais importante.
No entanto, hoje em dia eu jah considero um pouco as notas setoriais sim. Por dois motivos: (1) os BBs melhoraram as formulas para calcula-las com o tempo, e (2) com o crescimento do jogo nas ultimas temporadas a desparidade entre as equipes aumentou, e assim a diferença de notas setoriais tornou-se mais representativa de uma realidade realmente relevante dentro da quadra.
Uma dica extra: na minha opiniao a escolha da estrategia conta muito no BB. Exemplo, eu varias vezes perdi pra times bem inferiores simplesmente pq eles encaixaram a defesa correta contra mim. Eu por exemplo de Movimetacao e o adversario usava 3-2 ou 1-3-1 e mesmo com pessimos defensores no perimetro conseguia me derrotar. Entao analisar bem a tatica dos adversarios e se preparar de forma apropriada para enfreta-los conta muito.
Espero q essas informações sejam uteis. Posso tentar esclarecer melhor qquer coisa q alguem quiser. E tb estou aberto a opinioes dos demais, afinal de cotnas eu tb ainda estou tentando entender todos os misterios desse jogo.