Nova lição de bom português:
Fiz lo
A conjugação de verbos como este "fazer", na terceira pessoa do singular, é feita de forma esquisita para alguns, mas cá vai:
caso a conjugação acabe naquele "z", por exemplo, esse mesmo "z" desaparece e é colocado um "l" como auxiliar do determinante artigo definido "o". Pelo meio, coloca-se um hífen.
Assim,
Fi-lo
à muito tempo
Quando se refere a tempo, o "a" de que estamos a falar é há, de haver, existir, passar (muito tempo), com "h".
Assim,
há muito tempo
se tive-se feito
Este é um erro recorrente da nova geração tecnológica, e permitam-me colocar uma explicação para que todos percebam.
"tive-se" não existe. Era o mesmo que afirmar que eu me tive a ele próprio. Não há concordância na pessoa. Porque "se", "me", "te", "lhe", e por aí em diante, são pronomes pessoais, e por serem pronomes pessoais pressupõem que haja referência à pessoa anteriormente, o que não acontece.
Neste caso, o que queremos fazer é a conjugação do verbo no conjuntivo, mais exactamente no pretérito mais-que-perfeito do mesmo. Desta forma, colocamos o verbo auxiliar "ter" no pretérito imperfeito do conjuntivo (tivesse) e o verbo principal no particípio passado (feito).
Assim,
se tivesse feito
Nota: o mesmo acontece para
fizes-te, cuja conjugação correcta é
fizeste, ou se queremos perguntar directamente a alguém se se moveu, dizemos
moveste-te?, e não
moves-te, nem
moves-te-te, ou
moves-tete.
Last edited by raischtfenirapast at 7/5/2010 9:42:12 AM