Tenho recebido bbmails que solicitam esclarecimentos sobre o que significa o coeficiente atribuido a cada jogador e oseu real valor, pelo que fica aqui mais uma vez a explicaçao.
1º Consideramos os skills em media dos jogadores, na posiçao de extremo, que tem chegado aos U21 nas ultimas epocas, desde a temporada 15 para ser concreto.
2º Consideramos que o treino e um processo matematico e que a cada 2,5 semanas temos um pop de DE com treino de pressao ou um de lançamento com treino de lançamento, etc, etc...
3º Com base no ponto 2, calculamos quantas semanas de treino sao necessarias a um determinado jogador para chegar aos skills medios do ponto 1.
4º Calculamos as semanas de treino que determinado jogador tem disponiveis em funçao da sua idade ate chegar a epoca dos seus 21 anos (inicio)
5º O coeficiente e a diferença entre o ponto 3 e 4. Ou seja se for positivo quer dizer que esse jogador tem tempo suficiente de treino para chegar aos skills medios pretendidos e ate supera-los, se for negativo quer dizer que nao chega la.
Basicamente e de uma forma simplista e isto, mas como o faço desde a temporada 15 muitas coisas tem sido colocadas pelo meio principalmente para obter com maior precisao o numero de semanas de treino que sao necessarias para chegar aos skills medios.
Ter algumas semanas negativas nao quer dizer que nao vai chegar aos U21, as vezes uma semana com um pop inesperado altera tudo. E tambem pode apenas dizer que temos de o direccionar numa diferente direcçao, optar por um extremo mais interior ou mais exterior por exemplo, deitar fora skills secundarios, etc...
Nao e infalivel mas serve perfeitamente para uma filtragem pois, claramente, coeficientes positivos dizem que temos um craque ao nosso dispor e negativos de mais de 10 semanas e melhor esquecer.
Para um treinador, o resultado final não se lê em pontos a favor ou pontos contra. Ao contrário, lê-se em quantos homens e mulheres de valor foram transformados, quantos jovens atletas ele treinou”. É este resultado que nenhum jornal, estatística ou livro de recordes jamais publicará. Este é o resultado que ele lerá de si mesmo, quando a última partida terminar “. (Denny Crumm).