Em primeiro lugar, pedimos desculpa por não termos feito o pré-jogo, mas várias incidências, não permitiram que tal acontecesse. Vamos esforçar-nos para não voltar a deixar que isto aconteça... Mas vamos ao que interessa agora, o pós-jogo.
Aí vão 3!!!
Desta vez Portugal tinha pela frente, os nórdicos da Suécia, aqueles homens que antigamente andavam com capacetes com corninhos, os Vikings, é verdade. Mas hoje os homens de luso foram mais bravos e acabaram por trazer a vitória para terras Afonsinas. Um primeiro período equilibrado deixava antever uma partida complicada, no entanto, os jovens "tugas" acabaram por partir para cima do adversário e cheios de força, no segundo período, quase que resolveram o jogo, vencendo esse mesmo período por 14 pontos, chegando ao intervalo com uma vantagem de 20 pontos. Daí para a frente funcionou a gestão da equipa e a vantagem, apesar da derrota no terceiro parcial, ainda aumentou para 22 pontos.
Melo9, o selecionador, no fim da partida mostrava-se satisfeito, referindo com bastante confiança "fomos superiores, merecemos esta vitória". Numa declaração mais curta do que o habitual, um dos aspetos que o selecionador quis realçar foi o facto de "estarmos constantemente a levar com esforços superiores" talvez por não sermos uma grande potência e os outros treinadores tentarem vencer estes jogos o que, segundo Melo9, "nos deixa atrás dos nossos adversários diretos..."
A nível individual será necessário destacar as exibições do Cristiano Oliveira com 36 pontos (15-26) e 12 ressaltos (6 deles ofensivos) em 32 minutos. Destacar também o duplo-duplo de Hermínio Cardinal com 17 pontos (8-10) e 11 ressaltos em 31 minutos. Não podemos deixar também de destacar o facto de o Ivo Boaventura, finalmente poder ter dado o seu contributo à equipa, e um belo contributo 15 pontos (7-14), 6 ressaltos e 4 assistências em 32 minutos de jogo.
Pelo facto já referido anteriormente, de poder ter contribuído para a vitória da equipa, após duas lesões, pedimos para falar com o Ivo. Aos jornalistas, o jovem jogador português mostrou-se bastante satisfeito: "em primeiro lugar, destacar a boa vitória da nossa equipa, e em segundo dizer que sinto finalmente que sou internacional sub21" atirou com sorrisos à mistura.
Cardinal que se mostrou, pela segunda vez consecutiva um jogador influente na equipa, à pergunta dos jornalistas sobre a sua forma o jogador respondeu estar "a trabalhar todos os dias para ser melhor, é isso que tem de mover os jovens atletas. Eu não sou diferente, e se a minha evolução puder ajudar a minha seleção a atingir os seus objetivos, ainda melhor". Os jornalistas quiseram também saber sobre a sua relação com o seu colega de posição, o Juvenal, jogador que também tem assumido algum destaque. O jovem português disse que "ambos trabalhamos para ajudar no que pudermos, trabalhamos os dois para o mesmo... os dois não, os 12, quando estamos aqui somos uma família e trabalhamos todos pelos mesmos objetivos. Um dia sou eu a marcar mais, outros dias será o Sociedade ou outro qualquer, o que importa é conseguir ajudar a seleção"
À saída do balneário, e à pergunta sobre o que podíamos esperar para o próximo jogo, um dos atletas, Benjamim Fidalgo, que fez uma exibição de bom nível, prometeu o "mesmo empenho e dedicação", perante a insistência de um dos órgãos de comunicação social, sobre se o objetivo seria a vitória, Fidalgo, rapidamente e sem se alongar muito, afirmou apenas que "o objetivo é sempre o mesmo, na próxima semana não será diferente!"
E o caminho da seleção sub21 neste Europeu prossegue na próxima semana frente à seleção da Escócia. O grupo mostra-se unido e com vontade de vencer! A luta continua e nós estamos aí para lutar!