Eh pá. Chamaste?
Desculpa, estava a ler os 30 BB Mails do dia onde pude mostrar a todos quanto sou inteligente e os outros são todos morcões (excepto tu, claro, senão lesionas-me novamente no próximo cumbíbio e depois terias de jogar contra um gajo que se mexe e já não poderias brilhar).
Falando a sério, porque opinar não paga imposto e tentar ajudar tb não, espero que sirva de algo.
Há uns tempos atrás, depois de 2 épocas inteiras a registar minutos e formas de dezenas e dezenas de jogadores, disse por aqui que não dava para perceber se nesta coisa das formas existia alguma fórmula milagrosa.
Algumas coisas parecem ser verdade.
Os BB's já disseram que a forma tem sempre uma componente aleatória que por vezes pode explicar alguma coisa.
A minha possível teoria vai no sentido de achar que os jogadores têm tendências de forma, tal como num outro jogo online muito conhecido da malta. Ou seja, o jogador XPTO está com tendência positiva. Durante algumas semanas ele estica-se nos minutos semanais e mesmo assim continua lá em cima. O jogador XYZ está com tendência negativa, o treinador gere muito bem os minutos e mesmo assim o gajo passa 4\5 semanas sem sair da cepa torta. A dada altura esse factor muda e o caramelo anda sempre lá em cima. Não faço ideia quando e se realmente muda.
Pergunta ao sergiuz, na última época do Pinheiro nos Sub-21, o gajo fez os minutos todos certinhos durante umas 10 semanas. É que nem uma vez o fdp subiu para impressionante. O Lopes fazia os mesmos minutos e estava sempre no topo da forma. Há muitos mais exemplos nos dados que registei. Uma coisa certa, manter o tipo entre os 48 e os 70 minutos é meio caminho andado quer para potenciar uma tendência positiva, quer para minimizar uma tendência negativa.
É isto, não sei se é verdade, é o contributo que posso dar.