E óbvio que, como tudo na vida, há situações em que compensará fazer, e outras em que não compensará. O mesmo se passa aqui: para uns será bom descer, para outros não. Afirmar que, em todas as situações, é uma estupidez, é errado. É uma estratégia, tal como decidir treinar postes, bases, 1 posição ou 2: pode dar resultado, como pode não dar.
É complicado comentar cada uma das tuas respostas aos meus argumentos. Vou tentar responder a tudo. Quanto ao facto que eu apresentei, e que tu duvidaste, sim, é um facto: ganha-se mais na III invicto, do que perdendo regularmente na II. E o mesmo para o resto das divisões (LN/II, III/IV).
Eu disse que era mais fácil fazer uma GESTÃO dos minutos, e, consequentemente, do treino, não disse que os jogadores treinavam mais depressa. Por exemplo, poderia conseguir treinar 3 jogadores numa posição apenas, pois poderia colocar cada um deles a fazer os 48 minutos em cada jogo, ainda que fossem de qualidade diferente: iria influenciar muito pouco os meus resultados nos jogos, visto ter uma equipa superior a quase todas as da III divisão. Poderia colocar jogadores desposicionados para treinar secundárias, sem isso me fazer perder jogos (se bem que agora as trocas defensivas já permitam que isso se faça com menores consequências). São estes pormenores que tornam o treino na III mais fácil, não o facto de treinarem mais depressa - eu não digo estas coisas ao calhas ;)
Quanto ao que chamas uma opção, respondo-te "claro que foi uma opção". Poderia simplesmente ter abdicado da taça e jogado para a liga. Mas teria de estar a abdicar sempre de algo. E não poderia fazer "uma gestão resultados desportivos a beneficiar os resultados financeiros", porque a taça ou ganhas, ou não ganhas - não há a oportunidade de repor a derrota para a semana seguinte. Há que abdicar de alguns jogos para ganhar na taça, ou melhor, colocar em campo uma equipa inferior àquela que seria normal. A diferença, é que na III divisão, essa equipa inferior seria suficiente para ganhar a maior parte dos jogos na mesma.
Sobre o potenciar as qualidades de uma equipa, claro que potencia. Teres lucro, melhores e mais bem planeados treinos, melhores formas, etc, faz com que o balanço no final da época seja bastante positivo.
Falaste no Inquérito aos Fãs, e como este ficaria se descêssemos de divisão, no parâmetro da satisfação com a época passada. Aí tens, evidentemente, alguma razão - é um facto que os adeptos ficam descontentes. Agora, também te posso garantir que não ficam contentes se fores eliminado na primeira ronda da taça.
Esse exemplo que deste desse jogo é pertinente. No entanto, isso pode acontecer a qualquer um. Ninguém está livre disso, e uma estratégia não pode deixar de ser levada a cabo, ou posta de parte, porque o azar pode entrar em jogo e fazer das suas. Acontece. A todos.
Como o yakuli disse, tens também a questão da melhor escolha do Draft. A maior parte das vezes, o Draft nada de jeito e de novo traz. Mas um bom draft, com sorte, muda o rumo de uma equipa, por completo. Se podermos potenciar essa sorte, tendo uma melhor escolha, tanto melhor.
Por fim, e acho que me faltando apenas responder ao teu último parágrafo, se tens essa oportunidade de ouro, e a desejas conseguir, então o que te desejo são as mais sinceras felicidades, e que consigas atingir esse objectivo. É uma estratégia que poderá ter as suas vantagens, e as suas vantagens. Cabe-te a ti saber aproveitá-las da melhor maneira.