Agradeço os comentários de todos, mas acho que continuamos a fugir ao cerne da questão, ou seja, o que me preocupa é o facto de eu desenvolver 1 jogador equilibrado com todas as skills necessárias (principais e secundárias) a 1 nível aceitável, e o meu jogador ser valorizado muito abaixo de um jogador mono-skill.
A valorização (estimativa dada para transacções) devia ter em conta o total das skills do jogador, ou então, considerar pelo menos as core skills para a sua posição especifica.
Quando vou para o mercado é para tentar melhorar a minha equipa, ou seja procuro comprar jogadores novos para treinar, ou então jogadores mais velhos para posições que não vou treinar, logicamente mais desenvolvidos e com skills adequadas ás suas posições.
Não quero, nem vou considerar jogadores como o exemplo que citei no 1.º post, porque considero que por serem mono-skills e desequilibrados não me vão trazer nenhuma mais valia, muito pelo contrário estão-me a prejudicar com os seus altos salários, que não são proporcionais ao seu real valor (desportivo).
O que não acho aceitável, é que eu possa ser penalizado por treinar um jogador equilibrado, enquanto que outro jogador, que até pode ser de uma equipa inactiva que treinou a época toda Lançamento, logo desenvolvendo uma mono-skill mas não sendo equilibrado, tenha um valor de mercado potencialmente superior ao meu.
Esta penalização objectiva (como podem comprovar pelo post inicial), acaba por ir contra as linhas de orientação do jogo, que frequentemente são referidas como preferindo jogadores equilibrados e com boas skills principais e secundárias, que levam muito mais tempo a treinar e são muito mais efectivos em termos desportivos.
Vemos com frequência no mercado, e por vezes até jogadores retirados que são novamente introduzidos no jogo, com mono-skills absurdas (+16) e estimativas de valor correspondentes, mas com as restantes skills em valores absolutamente medianos, e que até são comprados por esses valores irreais, talvez por users novos ou que percebem pouco do jogo, e que desta forma são induzidos em erro.