ARTIGO DE OPINIÃOpor sergiuz (94277)O País dos "efes"Cada vez mais esquecido na história mas, em tempos idos, era usual dizer-se que Portugal era o país dos 3 F’s: Fado, o género musical nacional; Fátima, o orgulho da nação; e Futebol, o ópio do povo (que o mantinha “anestesiado” do que se passava por cá).
Este ano, 36º depois da Revolução de 25 Abril de 1974, e mais precisamente neste mês de Maio, Portugal volta a ser, na minha humilde opinião, o país dos EFES...
Senão, vejamos:
Em Maio de 2010, em Portugal, o Fado continua em “alta”, não graças a mim pois para além da voz tipo “cana-rachada” não sou apreciador, mas graças a grandes intérpretes (e compositores), como Joana Amendoeira, Jorge Fernando, Camané, Ana Moura, Mafalda Arnauth e tantos outros, tendo, talvez, como expoente máximo a inconfundível Marisa.
Em Maio de 2010, em Portugal, Fátima em grande, não só pelo ‘habitual’ 13 de Maio, mas essencialmente pela visita ao nosso país de Sua Ilustre Excelência, Papa Bento XVI. Ao que parece, pelos comentários que vou ouvindo, o Homem veio como Ratzinger, o não-sei-quantas-coisas-lhe-chamaram, e regressou ao Vaticano como Papa. Ou seja, foi a loucura total e um estrondoso sucesso. Não importa que a sua segurança e todos os preparativos (eu vi o que foi feito no Porto) tenha custado os “olhos da cara” aos contribuintes, num país com graves problemas financeiros. A cobertura televisiva foi exaustiva e certamente teremos ficado a saber coisas de extrema relevância para a nossa felicidade e progresso, tal como o que o Papa comeu ao jantar, a que horas se levantou, lavou os dentes ou, talvez, quando coçou os... cabelos! Tudo isso me passou ao lado e, merecedor de todo o meu maior respeito pela Figura que representa (respeito extensivo a todos os credos e religiões), valeu mesmo foi o dia extra de fim-de-semana (Sexta-feira 14) que a sua visita à baixa da Cidade do Porto me proporcionou.
Em Maio de 2010, em Portugal, o Futebol volta, pela 8ª vez nos últimos 28 anos, a estar em grande. O Benfica é Campeão! Milhões de portugueses (6 milhões, não é??), demasiados deles carenciados, desempregados, a viverem em precariedade laboral celebraram o título do SLB, num clima de grande euforia. Tudo o resto é menor desde que o Benfica ganhe...
E pronto! Cá estão, ou não, os famosos 3 F’s de volta ao nosso quotidiano?
Mas..., eis que surge uma novidade... nada mais nada menos que um novo F...
Em Maio de 2010, em Portugal, estamos Fodidos! É verdade, agora, temos também o F de Fodidos e, diga-se, bem fodidos!
"Não há aumento de impostos, concentraremos os nossos esforços na contenção e na redução da despesa, seguindo uma política financeira de rigor", disse Teixeira dos Santos em conferência de imprensa de apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2010. Olha que bom! Espectáculo...
Segundo rezam algumas crónicas, o Sr. Primeiro-Ministro falou, há tempos, em Ponte da Barca, onde terá sido recebido em festa, com palmas, bombos e concertinas, num verdadeiro banho de multidão (embora eu ache que foi pura coincidência porque a festa era promovida pela Casa do Benfica local para ensaiar os festejos do título próximo), e parece que, por outras palavras, “baixou as calças” aos portugueses. Apenas um esforço e um pequeno contributo para ajudarem a equilibrar as contas públicas. Mau-Maria... queres ver que o gajo me quer f...!!!