Eu não iria tão longe ;)
O Kwame Brown tem um contrato só de um ano, foi uma solução de curto prazo para os Warriors. Mas é imenso dinheiro para um flop tão grande. Os Warriors fizeram asneira em gastar a "amnesty" com o Charlie Bell, quando deviam tê-la guardado para se livrarem do Biedrins (aqueles lances livres metem medo!).
A verdade é que na NBA há imensos jogadores medíocres com contratos horríveis para as equipas. Essa foi uma das grandes batalhas do lockout, e conseguiram limitar a "mid-level exception". Quando jogadores como o Matt Carroll, Eduardo Najera, Bobby Simmons, Darko Milicic, etc, estão a ganhar mais de 5M por ano, qualquer coisa está mal...
O lockout foi feito pelos donos das equipas para se ajudarem a eles mesmos. O que eles basicamente queriam era que a liga os protegesse deles próprios, porque são eles que dão estes contratos. Nunca percebi o papel de GM nalgumas equipas como os Clippers e os Knicks. Os donos querem jogador x e borrifam-se no conselho do GM e dão toneladas de dinheiro a jogadores que não o merecem. Mas a culpa não é dos jogadores. A mim, se me oferecessem 10M por ano durante 4/5/6 apesar de eu ter 30 anos e saber que se calhar não valho mais que 6 ou 7M, não sou eu que vou dizer «Ah, e tal! Veja lá se quer mesmo dar isso tudo que eu até estava disposto a receber menos e por menos tempo.»
Veja-se o caso dos Knicks que quiseram, à viva força, garantir estrelas no plantel. Excepto pelo Caramelo Anthony (que mesmo assim deveria receber menos 1 ou 2M), tanto o Stoudemire como o Chandler estão a ser overpayed. O resultado é uma má equipa que não pode arranjar ninguém de jeito porque está tapada a nível de tecto salarial. E se conseguir arranjar alguém será com o custo de só ter 5 jogadores de nível e 0 de banco.