Concordo que os fóruns devem ser usados, mas os próprios jogadores não usam. Posso dar um exemplo total disto. Estou na 2. Temporada na LN postando as estatísticas dos jogadores e se tive retorno de 1 jogador comentando foi muito. Teve mais conversas quando um jogador abandonou, do que qualquer comentário sobre estatísticas ou sobre qualquer outra coisa.
Existem outras pessoas que postam as mesmas estatísticas em outras ligas brasileiras, como o Pandeh na II.4
Sobre as estatísticas eu tenho uma teoria.
Apesar de serem informações muito interessantes, também são informações sensíveis. Ninguém quer ficar comentando os pontos fracos do seu time.
Do mesmo jeito, quando analisamos os outros, não vamos sair falando "Nossa, aquele time é fraco no perímetro, vou jogar de Movimentação contra ele", por que basicamente você estaria entregando seu plano de jogo.
É quase como uma guerra fria entre os times, afinal: Todos querem saber tudo, mas ninguém quer perder.
Então, por mais que eu acho fantástico este trabalho de divulgação desses dados, os dados por si só não vão gerar discussão.
A vantagem do whats ou face é a facilidade de você postar algo e ter a resposta na hora e não ter que esperar alguém ficar online para lhe responder e daí você responder novamente. O próprio BB devia ter se atualizado nisto para ter algo mais dinâmico.
Acredito que você está certo, mas está é apenas uma parte de um quadro muito maior.
Não discordo que seria legal ter um chatbox para conversar com quem está online em tempo real, seria algo prático e muito útil, mas que cumpre funções diferentes das funções do fórum, que permite um registro de todo processo e evolução da comunidade e do jogo, dando fácil acesso a todos e não somente a poucos.
Como alguns amigos pontuaram certos assuntos e informações são interessantes de ficarem registradas e vão na contramão de ferramentas de grande fluxo de informação.
Como a NT está? Qual foi o pensamento na escalação dos últimos jogos? Como as convocações foram pensadas? Quals os objetivos a longo prazo? Etc...
Para quem não faz parte da "penelinha", sejam novos usuários ou não, essas informações não chegam.
Eu particularmente não voto nas eleições da NT e da U21 a muito tempo por que eu não sei o que está acontecendo. Não tem debate nos fóruns nem em época de eleição.
Referente ao grupo do whats que falaram que não tem moderação, eh um grupo aberto a qualquer um, e existe desde a época do MSN, falamos de tudo, até porque o BB, o assunto é determinado pelos eventos que ocorrem no BB, então é bem difícil controlar o assunto ou dizer que só se vai falar somente de BB ou basquete lá.
Apesar de não ser tão "comentador" participei do grupo por muito tempo, desde MSN, Facebook até a migração para o Whats. Tive muitas discussões e debates legais com os amigos. Tolerei por muito tempo algumas postagens. Porém, para mim, a gota d'agua foi a banalização e a conivência do grupo com uma serie de postagem de um individuo.
Eu particularmente não tenho tempo para ficar vendo whats e no meu tempo livre eu quero ver coisas que me permitam tirar a cabeça dos problemas da vida, relaxar e me entreter, e não ver vídeos de assassinado e violência. E foi exatamente isso que postaram e banalizaram, o que me incomodou muito. Pela minha sanidade mental, preferi sair do grupo.
Se alguém pensa diferente, se para quem participa está bom como está, tudo bem. Eu sou só um, mas saibam que assim como eu podem ter outros que se incomodem e não queiram interagir e participar de um grupo no mesmo formato. Seja pelo teor de algumas postagens, sejam pela dinâmica em tempo real do qual nem todos tem tempo de acompanhar. Até mesmo por que já são tantos grupos no whats que é complicado acompanhar tudo.